×
Jogos da juventude

Estudantes do AM conquistam 24 medalhas nos Jogos da Juventude

A delegação amazonense ficou em 16º no ranking de medalhas a nível nacional

Manaus (AM)- Os estudantes amazonenses voltaram para casa trazendo 24 medalhas, sendo três de ouro, 10 de prata e 11 de bronze, após a participação nos Jogos da Juventude, realizados em Aracaju.

A delegação amazonense ficou em 16º no ranking de medalhas a nível nacional. As modalidades que ganharam medalhas foram voleibol e basquete, na categoria masculina, ginástica rítmica, atletismo, judô, natação, badminton, wrestling e handebol feminino.

Representando o interior do Amazonas, os estudantes de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, na Calha do Alto Solimões, conquistaram 12 medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e oito de bronze. Eles competiram no wrestling, modalidade que chegou nas comunidades ribeirinhas e indígenas como uma mudança de vida através do esporte.

Os estudantes se apaixonaram pela modalidade através do projeto “Bom de Luta”, criado pelo professor e técnico de wrestling, Waldeci Silva.

O maior desafio, frisa o técnico, foi durante as disputas por equipe, em que o Amazonas enfrentou o Amapá.

“Na disputa do bronze, estávamos com baixa de um atleta e o outro estava já no seu extremo, conversamos com a equipe e decidimos lutar mesmo sabendo que seria muito difícil ganhar. Lutamos com garra e muita força de vontade e conseguimos sair com o bronze. O sentimento agora é de dever cumprido. Muitos de nossos atletas estão no primeiro ano no juvenil e já tiveram essa estreia sensacional.”, declara o técnico da delegação.

Wrestling

A conquista do ouro e sonho olímpico

Representando o município de Benjamin Constant, o estudante, Ronal Dante, saiu dos Jogos da Juventude com um total de três medalhas, sendo de ouro, prata e bronze.

A conquista para ganhar o reconhecimento foi árdua e muito disputada, o atleta fez um total de 13 lutas, que lhe rendeu as três medalhas. “Ele foi um guerreiro amazonense e defendeu nossa equipe com muita garra”, afirma o técnico.

Com um sonho alcançado de conquistar o reconhecimento nacional, Ronal conta que o interesse pela modalidade começou com uma aula experimental e desde de lá,  criou amor pelo esporte. “Eu me preparo para um dia participar das olimpíadas, e pra mim, é uma motivo de muita honra trazer essas três medalhas para o meu estado, especialmente, para o meu município”, aponta.

Vitórias inéditas

O time de handebol feminino, atraiu holofotes ao receber medalhas de ouro. A conquista veio após o jogo contra o time da Paraíba, com o placar de 26×20, o time amazonense levou a vitória. As jovens estudantes que formam o time são das cidades de Barcelos, Coari, Urucará, Novo Airão e Manaus. “A união das atletas fez a diferença. Juntos somos mais fortes”, frisa a  técnica do time, Kátia Maria.

A capitã do time Valéria Araújo, 16 anos, da Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, Barcelos, diz que participar dos jogos fez crescer a paixão pelo esporte. “Foram dias de dedicação, e muita concentração para pegar entrosamento com todas e meu sentimento é de muita alegria, de felicidade e superação de poder ter ganhado o que o Amazonas nunca ganhou”, enfatiza.

Na Ginástica Rítmica, o Amazonas teve uma conquista inédita, além de trazer seis medalhas para casa, pela primeira vez o time subiu no pódio por equipe durante os Jogos. Além disso, a conquista permitiu que a equipe subisse para primeira divisão, tornando o Amazonas um dos melhores estados do Brasil na modalidade.

Ginástica Rítmica

Ana Carolina Martins, 13 anos, foi uma das ginastas que ganhou a categoria individual geral, que foi uma conquista inédita para o Amazonas. “O meu sentimento é de gratidão, porque eu sempre quis participar dos jogos e eu pude chegar lá e fazer acontecer, como eu fiz e ganhei essa conquista”, ressalta.

Handebol feminino

Quadro geral de medalhas

Voleibol Masculino – Prata

Basquete Masculino – Prata

Handebol Feminino – Ouro

Judô – 2 de bronze

Ginástica Rítmica – 4 de Prata

Atletismo – 1 ouro, 1 prata, 1 Bronze

Natação – 2 Bronze

Badminton – 1 Bronze

Wrestling – 1 ouro, 3 Prata e 5 Bronze

Foto: Divulgação

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

José Aldo se aposenta do MMA

Patinação conquista frequentadores da Faixa liberada na Ponta Negra

Paratletas se classificam para competição na Europa

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *