×
italiano

Carlo Ancelotti assume a Seleção Brasileira somente em junho de 2024

Técnico colecionador de títulos deve colocar uma pessoa de confiança no comando da seleção até assumir o posto

Foto: KHALED DESOUKI/AFP

Carlo Ancelotti tem acordo verbal firmado com a Confederação Brasileira de Futebol para assumir a Seleção Brasileira em 2024. Como tem contrato com o Real Madrid (ESP), ele não pode assinar com a CBF antes do semestre que antecede o fim do seu vínculo com o clube merengue, que se encerra no meio da próxima temporada, mas terá uma pessoa da sua confiança neste período de ‘transição’. 

A tendência é que esse profissional ocupe até mesmo uma função ‘superior’ a de Ancelotti. Discute-se a contratação de um coordenador indicado pelo técnico. Amigo pessoal de Carlo, Paulo Roberto Falcão, que atualmente coordenador de esportes do Santos, é um dos cotados para assumir a função. Ídolo da Seleção Brasileira na década de 80 e treinador da Amarelinha em 1990, ele é visto com alguém com credenciais e alinhada com o treinador encaminhado. No entanto, ele não foi contatado até o momento pela entidade máxima do futebol brasileiro.

Conforme publicado pelo Lance! no último dia 14 de junho, a Seleção já trabalhava a possibilidade de ter um ‘tapa buraco’ no período que antecede a chegada do treinador italiano e que isso seria discutido nas reuniões que estavam sendo programadas nos dia seguintes. E elas ocorreram com a presença do estafe de Carlo Ancelotti, que demonstrou animação e encaminhou o que será o primeiro trabalho dele em seleções na carreira. 

Ramon Menezes, técnico das categorias de base do Brasil e que tem dirigido a seleção principal interinamente, também deve fazer parte desta comissão provisória da Amarelinha. Será ele, inclusive, quem comandará a equipe nos seis primeiros jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. 

Até o fim deste mês, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, dará um pronunciamento onde é esperado o anúncio sobre quem será a pessoa de confiança de Ancelotti que integrará a equipe técnica da Seleção Brasileira e a função que ela ocupará. O treinador, por sua vez, não poderá ser anunciado por questões contratuais que ele possui com o Real Madrid. Ancelotti só poderá ter o seu nome vinculado à Amarelinha de forma oficial a partir de janeiro, pois estará a um semestre de encerrar o seu acordo com o clube espanhol. Existe a chance dele assumir o Brasil logo no início do ano, mas a tendência é que ele só faça isso após o fim do seu contrato com o Real, em junho de 2024.

Um dos melhores

Carlo Ancelotti é considerado um dos melhores treinadores do mundo, sobretudo por conta dos feitos com o Real Madrid. A chegada do técnico italiano à Seleção Brasileira agrada aos jogadores, mas o contrato com o clube espanhol tem sido a maior dificuldade. Enquanto o Brasil fica sem um treinador, Ramon Menezes assume à frente de forma interina.

Com passagem por diversos clubes do futebol europeu e uma trajetória vitoriosa, o treinador italiano coleciona inúmeros títulos na carreira. Ancelotti é o maior vencedor da Liga dos Campeões, com quatro conquistas da competição continental mais importante do mundo: duas pelo Milan (2003 e 2007) e duas pelo Real Madrid (2014 e 2022).

Nascido em 1959, Carlo Ancelotti fez seu primeiro trabalho como treinador no Regianna-ITA, em 1995, três anos após encerrar a sua carreira como jogador de futebol. Nos anos seguintes, teve passagem por mais três equipes italianas: Parma, Juventus e Milan. No Rossonero, conquistou a incrível marca de oito títulos: duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes, duas Supercopas da Uefa, uma Coppa Italia, uma Supercopa da Itália e um Campeonato Italiano.

Desde então, o técnico italiano passou por outros grandes times da Europa, como Chelsea-ING, Paris Saint-Germain-FRA, Bayern de Munique-ALE, Napoli-ITA e Everton-ING. Em praticamente todos, Ancelotti se consagrou campeão de títulos expressivos no futebol europeu. Mas com certeza, as suas passagens de maior destaque foram no Real Madrid, seu atual clube.

Pela equipe merengue, foi campeão do Campeonato Espanhol (2021/22), duas vezes da Copa do Rei (2013/14 e 2021/22), da Supercopa da Espanha (2022/22), duas vezes da Liga dos Campeões (2013/14 e 2021/22), duas vezes da Supercopa da Uefa (2013/14 e 2021/22) e, por fim, venceu duas vezes o Mundial de Clubes (2014 e 2023).

Por seu estilo mais ofensivo e capacidade de potencializar jogadores jovens, Ancelotti é visto como a opção que melhor se encaixa na Seleção Brasileira. O técnico desenvolve um jogo principalmente de controle de ações, em que a velocidade e a posse de bola são prioridades, exatamente o que buscam os dirigentes da CBF para o comando da Amarelinha.

Em relação a conquistas individuais, o treinador italiano já foi premiado várias vezes. Em 2007 e 2014, foi considerado o melhor treinador do mundo pela Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Já no ano de 2019, estava na lista de 10 maiores treinadores da história do futebol feita pela revista France Football.

Nesta terça-feira (13), a novela entre a Seleção Brasileira e Carlo Ancelotti ganhou mais um capítulo. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, esteve presente na sede da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para promover um evento antirracista e mostrou que não houve desistência para contratar o italiano.

Recentemente, Ancelotti voltou a afirmar que não vai assumir a Seleção Brasileira e que vai cumprir o contrato com o Real Madrid até o final, em junho de 2024. Ednaldo Rodrigues mostrou que a negociação permanece e que vai abrir negociação de forma mais direta, mas não garante esperar o treinador até 2024.

*Com informações do Lance

Leia mais:

Seleção goleia Guiné em amistoso na Espanha

Seleção Feminina de Rugby conquista título Sul-Americano e vaga à Paris 2024

Equipe amazonense de futebol de cegos embarca para Campeonato Regional Centro-Norte, no Mato Grosso

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *