×
Dia das Crianças

Prática esportiva na infância auxilia desenvolvimento motor e cognitivo

Ao praticar exercícios físicos a criança potencializa as habilidades psicomotoras

Manaus (AM)- No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças e a data traz uma reflexão sobre a importância da prática esportiva na infância.

De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada em 2020, é recomendado que crianças e adolescentes, de 5 aos 17 anos, realizem até 60 minutos de exercícios físicos moderados por dia.

Ao praticar exercícios físicos a criança potencializa as habilidades psicomotoras.

“Quando a criança faz qualquer tipo de atividade esportiva, ela consegue melhorar ainda mais a interação com outros grupos. O esporte reduz pensamentos disfuncionais, então você previne desde a infância transtornos como a ansiedade, depressão entre outras doenças”, ressaltou o monitor do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), Erivan José Silva, que também é graduado em psicologia.

O projeto desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), oferece aulas gratuitas para mais de 7 mil jovens atletas, em mais de 21 núcleos na capital amazonense.

“A metodologia aplicada pelos monitores do Pelci permite que os alunos desenvolvam suas habilidades. Assim, coletamos relatos dos pais do quanto o projeto tem contribuído para o desenvolvimento dessas crianças e jovens, sobretudo na escola”, destaca o diretor-presidente Faar, Jorge Oliveira.

O pai da atleta Lorrana de Oliveira, de 9 anos, aponta os benefícios trazidos por meio da prática esportiva.

“Depois que minha filha passou a praticar basquete ela passou a ter mais disciplina, trabalha melhor em equipe, além do desenvolvimento na escola, até as notas dela melhoraram”, ressalta Elder de Oliveira.

Matriculada no núcleo do Pelci Arena Amadeu Teixeira, Lorrana Oliveira, já pratica o esporte pensando no futuro.

“Estou aprendendo muito a cada treino, gosto de jogar com outros colegas do projeto e futuramente pretendo ser uma jogadora profissional da NBA”, comenta Lorrana.

Núcleos do Pelci

Em Manaus são 21 núcleos espalhados pela capital amazonense, entre as modalidades estão: atletismo, basquete,  futsal, ginástica, handebol, jiu-jitsu, tênis de mesa, judô, voleibol, futevôlei. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, contemplando os períodos matutinos e vespertinos.

FOTOS: Rudson Renan/Faar

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Judoca Mayra Aguiar conquista tricampeonato mundial

Pai de Arturo Vidal morre no Chile

Manaus FC anuncia meio campista

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *