Sem categoria

Wilson Alecrim deixa a Susam e alega motivos pessoais

O dirigente deixa a Secretaria Estadual de Saúde, no momento em que cumpria o segundo período como titular da pasta – foto: arquivo EM TEMPO

O dirigente deixa a Secretaria Estadual de Saúde, no momento em que cumpria o segundo período como titular da pasta – foto: arquivo EM TEMPO

O secretário estadual de Sáude, Wilson Alecrim, comunicou sua demissão na manhã deste sábado (20) ao governador José Melo, por “motivos de ordem pessoal”. No documento o dirigente ainda agradeceu a confiança depositada nele, durante o período em que esteve à frente da pasta.


Wilson Alecrim deixa a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), no momento em que cumpria o segundo período como titular da pasta. Ele comandou o órgão entre novembro de 2004 e março de 2008, tendo retornado em julho de 2010 e ficado no cargo até esta data.

Neste último período, conduziu um grande programa de investimentos realizados pelo Governo do Estado para melhorar a infraestrutura de atendimento dos serviços de saúde no interior do Amazonas, que entre outras realizações incluiu a construção de 13 novas unidades hospitalares.

Na capital, durante a sua gestão, a Susam também conduziu projetos importantes em termos de infraestrutura de atendimento, como a construção da nova Maternidade Balbina Mestrinho e da área de ampliação da Fundação do Coração Francisca Mendes; a construção e implantação do Serviço Residencial Terapêutico Lar Rosa Blaya, para onde foram transferidos os antigos residentes do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro; a construção e implantação do primeiro Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos (CRDQ) da rede pública de saúde no Estado.

Sob o comando de Alecrim, a Susam também ampliou o Programa de Transplantes (que hoje já realiza no Amazonas as cirurgias transplantadoras de córnea, rim e fígado e está com praticamente tudo pronto para passar a realizar transplantes de coração).

Devido a sua forte atuação na política nacional, dirige atualmente o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), tendo sido escolhido como presidente da entidade nacional para três mandatos consecutivos.

Amazonense de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), Alecrim formou-se em medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez residência em clínica médica e mestrado em Doenças Tropicais pela Universidade de Brasília (UnB).

Na década de 1970, integrou o grupo de médicos fundadores do então Hospital de Moléstias Tropicais – hoje Fundação de Medicina Tropical -, instituição que dirigiu nos períodos de 1974 a 1978 e 1995 a 2002. Coordenou a implantação da Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde também atuou como diretor.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir