Dia a dia

Voluntários se preparam para receber bem os turistas no Torneio Olímpico de Futebol em Manaus

Os próximos treinamentos serão realizados nos dias 2, 9 e 16 de julho

Os próximos treinamentos serão realizados nos dias 2, 9 e 16 de julho

A 40 dias do início dos jogos do Torneio Olímpico de Futebol em Manaus, o governo do Amazonas, por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), iniciou neste sábado, 25 de junho, o treinamento dos 350 voluntários selecionados do Projeto Ajuri – Voluntários da Amazônia. Os participantes vão atuar no entorno da Arena da Amazônia, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no apoio às delegações, e no Live Sites, que são os espaços onde serão realizadas as festas das torcidas, durante o Torneio que deve atrair cerca de 150 mil turistas para a capital.

O Programa é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e o Comitê Organizador do Torneio Olímpico de Futebol Manaus. O treinamento foi realizado na sede da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Djalma Batista, bairro Flores, zona centro-sul. Entre os assuntos abordados, estão temas como meio ambiente e sustentabilidade; mobilidade urbana; segurança e primeiros socorros; além de idiomas (inglês e espanhol); turismo; entre outros.

A secretária da Aades, Ana Paula Aguiar, ressaltou que a intenção é manter Manaus com o mesmo nível de receptividade junto aos visitantes nacionais e internacionais, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo de 2014. “Queremos repetir o mesmo empenho que a nossa cidade teve na Copa do Mundo, quanto ao acolhimento dos visitantes nacionais e estrangeiros. E estamos dando esse pontapé nesse trabalho com esses voluntários locais e mais quatro estrangeiros, sendo um russo, colombiano, japonês e um cubano. E o mais gratificante é que isso vai ficar marcado para sempre na vida de cada um deles: essa grande lembrança de que participaram dos jogos olímpicos na sua cidade”.

Próximos treinamentos

Os próximos treinamentos serão realizados nos dias 2, 9 e 16 de julho, em dois horários, pela manhã, das 8h às 12h, ou pela tarde, das 14h às 18h.

Os benefícios oferecidos para os participantes são: uniforme, alimentação e transporte em dias de atuação, seguro de vida, certificado de horas complementares e declaração de participação. O Voluntário precisa ter frequência mínima de 75% nesse Programa de Capacitação.

A voluntária Greyce dos Santos, 34, está na expectativa para o evento. “É muito importante fazermos parte dessa história, estou super animada com esse trabalho, e estamos para somar e ajudar no que for preciso. Queremos que os turistas saiam daqui com uma boa lembrança de hospitalidade e carinho do nosso povo”.

Reta final – Manaus vai receber seis partidas do Torneio Olímpico de Futebol, sendo quatro masculinas e duas femininas, em rodadas duplas, nos dias 4, 7 e 9 de agosto. Dos 120 mil ingressos disponíveis, 60 mil já foram vendidos, sendo que 20% para o púbico estrangeiro.

Conforme o coordenador do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Mário Aufiero, a Arena da Amazônia está com 92% do projeto olímpico concluído.

“Estamos na fase final do nosso projeto de execução do projeto olímpico. Já começamos a montagem da última fase das estruturas temporárias que vão dar suporte para a geração de imagens que serão feitas nos jogos. A partir do dia 29 de julho já vamos estar recebendo as seleções da Suécia e Japão em nossa cidade. Estamos esperando uma grande caravana de turistas colombianos para assistir aos jogos da sua seleção que vai jogar tanto na masculinas quanto na femininas”, frisou.

Com informações da assessoria

1 Comment

1 Comment

  1. Peter Rolf Hagnauer

    27 de junho de 2016 at 13:02

    Eeeee, 350 voluntários (que vão trabalhar de grátis, claro), sendo treinados nas matérias meio ambiente e sustentabilidade; mobilidade urbana; segurança e primeiros socorros; além de idiomas (inglês e espanhol) e (pasmem!) TURISMO!! Obrigado , governo do Amazonas e COI, que deixarão 350 guias de turismo credenciados pelo Cadastur SEM TRABALHO durante a Copa!!
    Fico impressionado com as pessoas “boazinhas” que participam deste voluntariado. Será que as mesmas pessoas iriam fazer trabalho voluntario com a mesma disposição se fosse para ajudar em alguma comunidade carente ou em algum asilo de idosos???
    Por outro acho um desaforo da organização que mais uma vez da BANANAS para a classe dos guias e turismólogos!! Como se a classe não existisse!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir