Política

Vitórias no Arizona ampliam vantagem de Hillary e Trump

Hillary e Trump vem ampliando a vantagem de ambos na disputa pelas candidaturas republicana e democrata - foto: divulgação

Hillary e Trump vem ampliando a vantagem de ambos na disputa pelas candidaturas republicana e democrata – foto: divulgação

O empresário Donald Trump e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton venceram as prévias no Arizona nesta terça (22), ampliando a vantagem de ambos na disputa pelas candidaturas republicana e democrata, respectivamente, à Casa Branca.

Com a vitória, Trump levou os 58 delegados em disputa de uma vez, chegando a 738 dos 1.237 representantes partidários necessários para obter a nomeação republicana.

Entre os democratas, Hillary ficou com 58% dos votos no Arizona, conquistando 41 delegados. A ex-secretária de Estado já soma 1.214 na disputa -são necessários 2.383 delegados para conquistar a nomeação democrata.

Seu adversário, o senador Bernie Sanders, de Vermont, venceu em Idaho (78%) e em Utah (80%). No primeiro Estado ele conquistou 17 delegados, e no segundo, 18. Ele soma 901 nas prévias.

Em ambos os Estados, Sanders chegou com vantagem apertada nas pesquisas. Em discurso, o senador citou comparecimento recorde de eleitores e festejou a “energia e o entusiasmo” com sua campanha.

O senador ultraconservador Ted Cruz venceu a prévia republicana em Utah, com 69% dos votos, o que lhe dá mais 40 delegados -o candidato agora soma 463. Cruz liderava as pesquisas nesse Estado do oeste americano com 53%, seguido pelo governador de Ohio, John Kasich, com 29%. Trump aparecia com apenas 10%.

O magnata fez uma campanha polêmica no Estado, ao questionar a fé do candidato republicano à Presidência em 2012, Mitt Romney, mórmon como grande parte do eleitorado em Utah. Romney, que vota no Estado, pediu o voto útil em Cruz.
APELO CONJUGAL
Trump e Cruz se estranharam horas antes de saírem os resultados. O empresário ameaçou o senador por supostamente ter usado uma foto de sua mulher, Melania Trump, em um comercial.

“Ted Cruz mentiroso, tome cuidado, ou vou centrar fogo na sua mulher!”, escreveu em sua conta no Twitter.

Cruz negou que a imagem tenha sido usada por sua campanha. “Donald, se você tentar atacar Heidi [Cruz, sua mulher], você se revelará ainda mais covarde do que eu imaginava”, rebateu.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir