Dia a dia

Virada Sustentável 2016 vai atingir zonas não beneficiadas com ações de meio ambiente em Manaus

O lançamento do evento ocorreu no anfiteatro do Parque do Mindu - foto: Gerson Freitas

O lançamento do evento ocorreu no anfiteatro do Parque do Mindu – foto: Gerson Freitas

A programação da segunda Virada Sustentável, que acontece nos dias 9 e 10 de julho em Manaus, foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (19), em evento realizado no anfiteatro do Parque do Mindu, na Zona Centro-Sul. Participaram secretários municipais, parceiros, colaboradores e patrocinadores.

Durante a coletiva, a Fundação Amazonas Sustentável (FAZ), produtora do festival, divulgou a abertura dos editais para a participação dos voluntários e apresentação das atividades que serão desenvolvidas na campanha.

Uma das novidades para a edição 2016 da Virada Sustentável é a expansão do evento para as zonas que não são beneficiadas com ações de meio ambiente e sustentabilidade, segundo informou a coordenadora, Paula Gabriel. Os locais onde acontecerão as atividades ainda não foram definidos, mas segundo ela, serão anunciados em breve.

“A virada sustentável tem a missão de chamar as pessoas para cuidar mais da cidade onde vivem. O evento leva atividade para praças e parque que muitas vezes não são frequentadas pelos próprios moradores. A ideia é que quando você ocupa o espaço com as atividades você consegue direcionar o olha do público para esse lugar de uma forma positiva. A população começa a cuidar mais do espaço e utiliza-lo mais. Mobilizando mais pessoas”, disse.

Entre as atividades já programadas para essa segunda edição estão oficinais para jovens e crianças, palestras, distribuição de mudas, cine debates, rodas de conversas, yoga e atividades físicas. A coordenadora destacou também que a expectativa para este ano é superar o número de pessoas presente nas ações, tanto o público que irá somente prestigiar o festival, como os de colaboradores e patrocinadores.

Na ocasião, o secretário municipal de meio ambiente e sustentabilidade, Itamar Oliveira, ressaltou a importância da realização do evento em Manaus e reforçou o compromisso da Semmas nas ações promovidas em prol da cidade.

“Esse evento é de extrema importância para a nossa população. Nós, cada vez mais, temos que chamar a atenção da sociedade para as ações proativas desenvolvidas em prol do meio ambiente. Temos que valorizar esse tipo de atitude”, concluiu.

A virada sustentável é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival do tema no Brasil. Apenas três cidades do país realizam a Virada. O evento teve início em 2011 na cidade de São Paulo, se estendendo para Manaus e Porto Alegre.

A concepção da Virada é baseada nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), definidos pela ONU. Os interessados a participar do edital podem acessar o site www.viradasustentavel.com/manaus. O prazo para as inscrições terminam no dia 10 de junho.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir