Cultura

Vinte e um grupos vencem o 60° Festival Folclórico do Amazonas

A apuração do 60° Festival Folclórico do Amazonas aconteceu neste sábado (20) - foto: Divulgação

A apuração do 60° Festival Folclórico do Amazonas aconteceu neste sábado (20) – foto: Divulgação

Onze grupos folclóricos foram declarados vencedores do 60° Festival Folclórico do Amazonas na categoria Prata. Na categoria bronze, que dá acesso à Prata, dez grupos ficaram em primeiro lugar. A apuração do resultado ocorreu neste sábado (21), às 9h, no Café Teatro, e contou com representantes dos grupos.

Os grupos de ambas categorias foram  foram definidos por meio de credenciamento público. Ao todo, 61 grupos disputaram 14 modalidades na categoria Prata, durante oito dias. Na Bronze, 29 concorreram em 12 modalidades durante quatro dias, no CSU do bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul.

“Este ano, o Festival Folclórico do Amazonas aconteceu no CSU do Parque Dez por uma sugestão dos próprios grupos, que foi acatada. A memória do nosso folclore popular foi mais uma vez motivo de festa, abraçada pela população que compareceu e prestigiou a apresentação do grupos. O resultado foi um festival mais próximo das pessoas e devidamente transparente”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

Os envelopes foram abertos, conforme regulamento, na presença de testemunhas, e continham as notas atribuídas cinco jurados responsáveis pela avaliação da apresentação dos 60 grupos folclóricos previstos na programação da Categoria Prata, no período de 07 a 14 de agosto de 2016; e dos 29 previstos na programação da Categoria Bronze, no período de 03 a 06 de agosto de 2016.

Três grupos foram desclassificados na Categoria Prata e dois na Bronze. Os que constam como desclassificados na listagem não se apresentaram conforme programação prevista, conforme regulamento, no artigo 18, letra “e”. A exceção foi o Boi-Bumbá Regional Mina de Ouro, que foi desclassificado por ter apresentado menos de 50% dos itens previstos no Regulamento, o que impossibilitou a avaliação por parte dos jurados.

As notas individuais, por grupo folclórico ou jurados, podem ser requeridas na sede da Manauscult, por meio de ofício protocolado formalmente.

Com informações da Assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir