Dia a dia

Vila da Prata recebe UBS totalmente reformada

ubs

Essa foi a primeira unidade reestruturada pelo projeto “Requalifica”, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Foto: divulgação assessoria

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila da Prata, na Zona Oeste, foi entregue à população na manhã de hoje completamente reformada. A unidade de saúde vai contar com 52 profissionais no total, divididos em três equipes da modalidade Estratégia Saúde da Família (ESF) e terá capacidade para atender a totalidade dos moradores da Vila da Prata como também parte da população do bairro São Jorge, totalizando 12.725 pessoas.

Essa foi a primeira unidade reestruturada pelo projeto “Requalifica”, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A unidade não recebia obras de manutenção desde agosto de 2004. Com a reforma, a UBS Vila da Prata passa a oferecer à população um ambiente mais acolhedor, voltado para a política de humanização. Ao todo, serão 13 UBS’s reformadas com ampliações para adequar os serviços ao novo padrão da Rede de Saúde Manauara.

Com a reestruturação, o espaço agora conta com recepção, direção, arquivo, espaço saúde, dois consultórios médicos, três de enfermagem e um odontológico, além de farmácia, copa, almoxarifado, depósito, cinco banheiros, de salas de espera, curativo, raio x, nebulização e vacina. Completam a estrutura espaços para lavagem, esterilização, procedimento, coleta e sala de apoio para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Dentre os serviços oferecidos pela UBS Vila da Prata, que irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 6h às 18h, estão as consultas com clínico geral e enfermeiro, atendimento odontológico, imunização, curativo, inalação, dispensação e administração de medicamentos, coleta de material para exames, acompanhamento dos usuários do Programa Bolsa Família, bem como a marcação de exames e consultas com especialidades (Sisreg) e visitas domiciliares.

“Estamos fazendo o que é possível para que Manaus não se curve diante da crise econômica. O importante é que continuemos ampliando e melhorando a qualidade dos nossos serviços oferecidos pela Atenção Básica”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto. “Hoje também se comemora o Dia dos Agentes Comunitários de Saúde, que nasceram na primeira vez que estive à frente da prefeitura, quando enfrentávamos a cólera”, completou.

A promoção à saúde e prevenção de doenças, voltadas às necessidades da população, será reforçada por meio de programas relacionados à saúde do homem/idoso/mulher/criança e do adolescente, assistência pré-natal, prevenção de câncer de colo do útero e mama, além de planejamento reprodutivo, controle da tuberculose/tabagismo/hanseníase e profilaxia da raiva.

“Temos várias unidades que estão previstas para serem reformadas, além da construção de novas UBSs, como a Arthur Virgílio e Maria Mafra, que vão melhorar e muito o atendimento nas áreas onde estão localizadas”, destacou o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão.

Mais obras

Outra boa notícia anunciada aos moradores da Vila da Prata foi a reforma completa do Complexo Esportivo da comunidade, por meio da emenda parlamentar do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN). “Fizemos uma emenda no valor de R$ 300 mil, que prevê toda recuperação do complexo esportivo. Essa é uma demanda antiga dos moradores e que agora vai se concretizar em poucos dias, uma vez que a obra já foi licitada e o contrato com a empresa vencedora do certame já está assinado”, explicou.

Com informações da Assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir