Dia a dia

Via Sacra reúne 5 mil fiéis nesta Sexta-Feira Santa

 

 

As celebrações da sexta santa seguem durante todo o dia – Janailton Falcão

Aproximadamente cinco mil fiéis participaram da Via-Sacra na manhã desta Sexta-feira Santa (14) em Manaus, segundo a Polícia Militar. O percurso relembra, por meio da encenação em 14 estações, o martírio de Jesus Cristo ao carregar a cruz rumo ao calvário. A caminhada teve início na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e seguiu até o Santuário de Fátima, localizado no bairro Praça 14, Zona Sul.

A caminhada relembra o sofrimento de Jesus até o Calvário – Janailton Falcão

Segundo o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, o evento representa a caminhada, o sofrimento de Jesus e também da humanidade.

“O sofrimento faz parte da vida. Esse é o momento de lembrança da trajetória de Cristo, com personagens, palavras e o exemplo que ele deu para nós. Um momento importante para nossa fé”, explica.

O pároco da catedral, padre Hudson, falou sobre a expectativa de participar pela primeira vez da Via-Sacra à frente da Matriz. Ele destacou ainda a importância de abordar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, durante a celebração.

“Gosto muito de caminhadas, das tradições, de estar próximo das pessoas. Além disso, é uma oportunidade de tratar de temas da sociedade, como a Campanha que destaca que temos que cuidar da nossa casa comum”, salienta.

Karine Pereira da Silva, 24, e sua família – Manoela Moura

Durante o trajeto, homens e mulheres de todas as idades acompanharam a celebração. Entre eles, a estudante Karine Pereira da Silva, 24, que veio como marido e o filho de três meses. Ela contou que, quando criança, participava da caminhada por incentivo da mãe, e agora passa a tradição aos filhos.

“Venho de uma família muito religiosa, que sempre participa dos eventos da igreja. Hoje vim relembrar a trajetória de Cristo. É um momento de refletir nas nossas ações e aproveitar para orar pelo mundo e pelas pessoas”, disse.

Mais de cinco mil pessoas acompanharam a encenação – Manoela Moura

Outra fiel que pode reuniu toda a família para a celebração é a aposentada Elza Souza Cruz, 88, que foi acompanhada de netos, filhos e noras.

“Vim por causa de Jesus, temos que sofrer junto com ele. Estar aqui dá até vontade de chorar de emoção. É um momento de pensar no sacrifício dele. Ele nos salvou, abençoou e perdoou”, relatou emocionada.

A programação desta sexta-feira continua pela tarde, com a celebração da Paixão do Senhor, no Santuário de Fátima, a partir das 15h. Em seguida a procissão do Senhor Morto, rumo a Catedral, e às 16h é a meditação das sete dores de Nossa Senhora, no mesmo local.

Manoela Moura
EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir