Sem categoria

Vereadores de Manaus vão fazer campanha durante a noite

A campanha noturna serve para evitar faltas sem atestado médico e justificativa dos parlamentares, na CMM – foto: divulgação  - foto: Robervaldo Rocha/CMM

A campanha noturna serve para evitar faltas sem atestado médico e justificativa dos parlamentares, na CMM – foto: Robervaldo Rocha/CMM

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que irão concorrer a mais um mandato no parlamento municipal, afirmam que irão realizar suas campanhas eleitorais em parte do período noturno, para que o retorno do recesso das sessões do plenário, que iniciarão no dia 11 de julho, não seja prejudicado por falta quórum.

De acordo com o presidente da casa, vereador Wilker Barreto (PHS), houve uma conversa com todos os parlamentares avisando que a Câmara não irá aliviar por conta das faltas. Segundo ele, caso exista alguma ausência por parte dos vereadores, a Câmara, por meio da corregedoria e regime interno, irão investigar e punir.

“Isso aí foi um consenso entre todos os vereadores, para que não haja recesso branco. Se não tiver atestado ou justificativa será descontado”, disse o presidente, alegando que irá fazer chamada nominal em todas as seções.

O vice-presidente da casa, o vereador Hiram Nicolau (PSD), que está no primeiro mandato, afirma que as campanhas que irão ser realizadas em busca do segundo mandato, serão feitas à noite, por causa dos trabalhos na Câmara. Ele destaca que só este ano foram registradas duas ausências dele em seção plenária, mas todas justificadas.

“Este ano se eu faltei duas ou três vezes foi muito. Não é porque vou entrar em campanha que eu irei faltar”, afirmou o parlamentar, dizendo que não tem problema nenhum em ser a noite, já que tem trabalhos de manhã e à tarde pela Câmara. “Não vou ter problema em conciliar campanha com atividade parlamentar”.

Já o vereador que é líder do governo, Elias Emanuel (PSDB), destaca que tem três mandatos como vereador e que a decisão não faz diferença e que, para ele, já é uma iniciativa habitual.

“Eu tenho me acostumado desde que eu estou na Câmara com a minha primeira reeleição, que é não ter o recesso branco. Portanto, aliar campanha com atividade parlamentar já virou rotina”, salientou Elias, destacando estar em campanha desde o início do mandato e não só em período eleitoral. Segundo ele, nesse período é feita a prestação de contas com o eleitor que o elegeu, “para mostrar se vale a pena o elegerem como representante na Câmara”.

O professor Bibiano (PT) que, possivelmente, tentará o seu segundo mandato, diz que todas as audiências e reuniões com a comunidade serão feitas à noite e que, no período eleitoral, seguirá essa mesma ideia. “A única diferença é que elas serão mais extensas. Vamos fazer de tudo para que toda a prestação de contas do meu mandato para a população seja feita no período da noite, sem que haja ausência parlamentar”, finalizou.

Por Diogo Dias

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir