Política

Vereadora pede que banheiros públicos sejam revitalizados em Manaus

Vereadora-Vilma-Queiroz

A Vereadora Vilma Queiroz (PROS), defendeu o projeto na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) – foto: divulgação

O projeto de Lei (PL) nº 161/2012, deliberado nessa terça-feira (12) e encaminhado a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) para a apreciação, pede a revitalização de banheiros públicos instalados dentro dos terminais de integração coletivos da capital. O projeto, que é de autoria da de autoria da vereadora Vilma Queiroz (PROS),e, se for aprovado, vai obrigar, além da reforma, a instalação de novos banheiros para atender a demanda de cada terminal.

Pelo menos 20 sanitários, distribuídos dentro dos terminais de integração do sistema de transporte coletivo T1, T3, T4 e T5, devem passar por uma reforma e revitalização, caso o PL seja aprovado.

Atualmente, Manaus conta com quatro terminais de integração, cada um com cinco sanitários, sendo que um é destinado a pessoas com deficiência – equipados com lavabo e pias – e também são de uso público.

Para Vilma Queiroz, o projeto é uma questão de saúde pública “Nossa população precisa de qualidade de vida e começamos pelos banheiros públicos, que são diariamente utilizados e necessitam de constante atenção por parte dos órgãos públicos para que consigamos ter uma população saudável”, pontuou Vilma.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), todos os terminais possuem um banheiro masculino e feminino. E são dotados de mictórios (masculino), vasos sanitários e pias. Tendo dentro de cada banheiro uma cabine adaptada para pessoas com deficiência (PCD), quanto as reformas, ele afirmou que são constantes, devido o grande número de depredações e furtos de torneiras, louças, pias, caixa de descargas, portas e problemas hidráulicos, o que encarece principalmente a manutenção.

A SMTU ainda informou que está realizando um levantamento mais preciso que deve ser divulgado posteriormente.

 

Por Mairkon Castro

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir