Dia a dia

Vazante ganha força e Rio Negro baixa 4 centímetros nas últimas 24 horas

A cota das águas nesta sexta-feira (12) atingiu a marca de 19,91 metros - foto: divulgação

A cota das águas nesta sexta-feira (12) atingiu a marca de 19,91 metros – foto: divulgação

Nas últimas 24 horas, o Rio Negro baixou quatro centímetros,  segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). A cota das águas nesta sexta-feira (12) atingiu a marca de 19,91 metros.

Ainda conforme a CPRM, o nível das águas baixou 23 centímetros desde o dia 4 desse mês, contabilizando uma média de 2,5 centímetros ao dia. “Mesmo estando em ‘período chuvoso’, por conta do fenômeno El Niño, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial, têm ocorrido a falta de chuvas na região. Isso reflete direto no rio Negro”, disse o superintendente da CPRM, Marco Antônio Oliveira.

Marco Antônio disse ainda que apesar de não ser comum, nos anos de 1995, 2002, 2004, 2006 e em 2007, também houve descida nas águas do rio Negro. “A verdade é que o rio Negro ainda está em período de vazante, mas como normalmente o período é chuvoso, acelera o volume das águas, aumentando assim o nível das águas, o que não ocorreu neste ano. Até os meses de junho e julho é esperado a elevação na cota das águas, sendo que em junho acontece em maior potencial”, ressaltou.

Os dados gráficos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que nos últimos cinco meses, as chuvas ocorridas na região Norte ficam abaixo do previsto.

Desde setembro de 2015, a alta temperatura prevaleceu e a chuva esperada para o período não foram suficientes, principalmente em algumas áreas no oeste e norte da região Norte. As temperaturas continuaram elevadas na maior parte do país, especialmente no interior da região Nordeste, o que afeta diretamente o volume das águas do rio Negro.

Por Conceição Melquíades

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir