Sem categoria

Vazante acelerada: rio Negro baixa mais 56 centímetros no fim de semana

O rio Negro continuou sua trajetória de descida acelerada neste fim de semana, baixando 56 centímetros no total. Na última sexta-feira (16), o nível registrado era de 18,21 metros, já nesta segunda-feira (19), o Serviço Hidrológico do Porto Privatizado de Manaus informou que a cota das águas atingiu 17,30 metros.

Nas últimas duas semanas, o rio Negro tem apresentado uma vazante drástica e no dia 11 chegou a baixar 40 centímetros, surpreendendo até o próprio Serviço Hidrológico do Porto, que não registrava quedas bruscas desde a cota registrada na vazante histórica de outubro de 2010.

O pesquisador em geociências e gerente de hidrologia e gestão territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), André Santos, informou que o período de descida das águas finaliza, em 70% dos casos, entre outubro e novembro, entretanto, já houve registros de final de vazante do rio Negro antecipadas para setembro ou prolongadas até em fevereiro.

“O que temos analisado é que, esse ano, pela influência do El Ñino, estamos com chuvas abaixo da média, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Sistema de Proteção da Amazônia têm divulgado. Inclusive, a previsão de chuvas para o próximo trimestre está a abaixo da média, por isso é possível que tenhamos uma vazante prolongada passando de novembro”, disse Santos.

Por Cecília Siqueira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir