Dia a dia

Usuários tiram dúvidas sobre o uso do ‘Manôbike’

Desde a inauguração do novo modal, o projeto possui 1.827 cadastros no site. São 110 bicicletas disponíveis para as 11 estações, com expectativa de ampliação – Fotos: Arthur Castro

Seis dias após o lançamento do “Manôbike” ainda existem muitas dúvidas de como utilizar o novo modal de Manaus. Ontem, a reportagem foi até as estações das bicicletas no Centro, para saber como estava o fluxo de utilização dos veículos, muitas pessoas paravam em frente às estações para acompanhar o passo a passo do uso.

Próximo a uma das 11 estações disponíveis, o garçom Jadiel Santos Lopes, 39, tentava esclarecer dúvidas de uso. Ele lia a placa e tentava fazer o passo a passo no telefone celular. “Eu estou achando um pouco difícil de entender. Apesar de estar empolgado para usar a bike”, comentou.

A vendedora Eliza Loureiro da Silva, 23, que trabalha em um estabelecimento comercial em frente a uma das estações, tem acompanhado desde o dia da inauguração do modal o fluxo de pessoas para usar as bicicletas. “Eu já vi umas pessoas usando e outras com muitas dúvidas. Quero muito experimentar. Vou me informar a respeito do modo de uso e aproveitar no dia de folga”, disse.

Em outra estação, localizada no largo São Sebastião, dois estudantes receberam instruções de como usar a bicicleta. A adolescente Mariana Lima do Nascimento, 16, aproveitou para se informar um pouco mais. “Por enquanto estou apenas lendo e baixando o aplicativo no meu celular. No fim de semana virei com meus pais para passear”, afirmou. Outro alerta que se deve ter é que não é obrigatório seguir a ciclorrota, mas é necessário obedecer às leis de trânsito voltadas para os ciclistas, conforme o artigo 58, do Código de Transito Brasileiro (CTB).

Informações adicionais podem ser conferidas em uma das 11 estações

Modo de uso

Primeiramente se deve ter um smartphone com sistema operacional IOS ou Android, baixar o aplicativo “Manôbike” e efetuar o cadastro que também pode ser realizado no site (www.manobike.com.br). O usuário do “ManôBike” terá a opção de adquirir duas modalidades de passe, o mensal no valor de R$ 10 ou o diário ao custo R$ 5, todos pagos por meio de cartão de crédito. Nenhum valor adicional é cobrado, desde que o uso seja de acordo com as regras do projeto. O funcionamento do sistema é de segunda-feira a domingo, de 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h/dia para devolução.

Bárbara Costa
EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir