Sem categoria

Urnas contendo supostos restos mortais são encontradas em sítio arqueológico, em Manaus

O sítio faz parte do projeto de valorização do patrimônio cultural e preservação arqueológica - foto: divulgação

O sítio faz parte do projeto de valorização do patrimônio cultural e preservação arqueológica – foto: divulgação

Duas urnas, contendo supostos restos mortais, foram encontradas nesta manhã de quarta-feira (28), no sítio arqueológico Colônia Antônio Aleixo, localizado na rua Padre Mário, comunidade Onze de Maio, Zona Leste de Manaus.

O material foi encontrado pelo coordenador de campo e arqueólogo, Carlos Augusto da Silva. “As urnas têm diâmetro de 90 centímetros, ainda não foram abertas, mas tudo indica, que contenha ossos humanos, datados com mais de 1 mil anos. Elas estavam enterradas em uma profundidade de 10 centímetros e com distância de 20 centímetros, uma da outra”, explicou.

Conforme o arqueólogo, “os povos indígenas, que viveram entre os séculos IV E IX faziam, em seus rituais fúnebres, a cremação dos corpos, deixando algumas partes intactas, para o sepultamento. O restos mortais, separados para o sepultamento, eram divididos em duas urnas, que depois de lacradas, eram enterradas com uma distância mínima e faziam parte de um mesmo corpo”.

Ainda segundo Carlos Augusto, os estudos devem continuar até que toda a área seja explorada, pois acredita que haja outras urnas no local, que era utilizado como cemitério.

O sítio faz parte do projeto de valorização do patrimônio cultural e preservação arqueológica, administrado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas(Ifam) e Ministério Público Federal (MPF), apoiado pelo governo do Estado.

Por Conceição Melquíades

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Defender | Urnas contendo supostos restos mortais são encontradas em sítio arqueológico, em Manaus (AM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir