Sem categoria

Unimed Manaus inaugura posto de coleta de leite materno  

O Hospital e Maternidade Unimed Manaus inaugurou, na manhã de ontem, o primeiro posto de Coleta de Leite Humano dentro de um hospital particular do Estado do Amazonas. O projeto, em parceria com os Bancos de Leite vinculados à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), visa promover proteção e apoio ao aleitamento materno, através da doação do leite.


A inauguração ocorreu na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo, Zona Centro-Sul, onde o espaço físico foi apresentado com todas as condições técnicas necessárias para o recebimento do material.
A médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e coordenadora do programa, Regina Célia Sodré, disse que o hospital sempre teve a preocupação em estimular o aleitamento materno e cuidar da mulher e do bebê.
Ainda segundo Sodré, desde 2003 já havia uma sala, batizada como ‘cantinho do leite’, mas que ainda não estava preparada para funcionamento.
“Toda mulher que está amamentando e produz em excesso pode fazer a doação. Após uma entrevista e rastreamento dos exames da doadora, também é verificado se essa mãe não fuma ou bebe. A mãe deve possuir a carteira do pré-natal e após a primeira doação será feita uma coleta de sangue para os exames de Hepatite B, HIV, Sífilis e Toxoplasmose”, informou a especialista.
A coordenadora também disse que após a coleta do leite cru, o material é enviado para a pasteurização no Instituto da Mulher Dona Lindu, localizado no Adrianópolis, também Zona Centro-Sul, que depois devolve parte do leite para atender a demanda local.
A coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Criança da Susam ,Katherine Benevides, afirmou que o projeto é de grande importância, pois é a partir dos postos de coleta que os bancos de leite são abastecidos para posteriormente serem realizadas as distribuições nas unidades públicas e particulares.
“Doar leite não traz nenhum tipo de prejuízo e nem diminui a produção de leite materno, pelo contrário, estimula as glândulas mamárias a produzirem mais leite. Para doação é necessário, somente, que a mãe, além de apresentar excesso de leite, esteja saudável”, explicou a coordenadora.
Em Manaus, há três Bancos de Leite distribuídos nas maternidades Instituto da Mulher Dona Lindu, Zona Centro-Sul, Maternidade Azilda da Silva Marreiro, na Zona Norte e na Maternidade Ana Braga, Zona Leste, além de outros oito postos de coleta.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir