Mundo

Unesco anuncia oito novos patrimônios da Humanidade

No Irã, o patrimônio é o deserto de Lut, ou Dasht-e Lut - foto: reprodução

No Irã, o patrimônio é o deserto de Lut, ou Dasht-e Lut – foto: reprodução

O Comitê de Patrimônios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) acaba de incluir mais oito locais em sua lista.

No último domingo (17), a Unesco anunciou que os novos patrimônios se encontram no Canadá, Chade, na China, no Iraque, Irã, México e Sudão e que um deles é transnacional e está no Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão.

No centro-oeste da China, está o Hubei Shennongjia, um paraíso natural que conta com uma das mais importantes florestas primárias do país e que é lar de algumas especies raras de animais, como o urso-negro-asiático, o leopardo-nebuloso, a salamandra-gigante-da-China e o macaco rhinopithecus.

Também importante para a fauna local, principalmente para baleias, golfinhos, tubarões e aves marinhas, é o Arquipélago de Revillagigedo, no México, formado por quatro ilhas que, na realidade, são cumes de vulcões.

Já na Ilha de Newfoundland, no Canadá, encontra-se a Reserva Ecológica Mistaken Point, formada por íngremes desfiladeiros de 17 quilômetros de comprimento no total que contam com fósseis do período ediacarano.

A Unesco também incluiu os pântanos Ahwar, no Iraque, onde se encontram antigas cidades mesopotâmicas. Já no Irã, o patrimônio é o deserto de Lut, ou Dasht-e Lut, o lugar mais quente do mundo com temperaturas que passaram dos 70 graus em 2005, e lar das dunas mais altas do planeta, que chegam a até 300 metros.

Na África estão mais três patrimônios: o primeiro é o Planalto Ennedi, no Nordeste do Chade, onde água e vento esculpiram cânions e vales, o segundo é o Parque Marinho Nacional de Sanganeb e a Baía de Dundonab e o terceiro é o Parque Marinho Nacional da ilha de Mukkawar.

Já o último Patrimônio da Humanidade está entre os países de Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão. O Tien-Shan ocidental, como é chamado o local, tem altitudes de 700 metros a 4,5 mil metros e paisagens exuberantes.
Por Agência

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir