Cultura

Ufam realiza festival internacional de metais

Festival tem parceria com associação europeia – foto: divulgação

Festival tem parceria com associação europeia – foto: divulgação

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e o World & European Brass Association, realiza o 1º Festival Internacional de Instrumentos de Metais do Amazonas, que acontece desta segunda-feira até domingo (20).

O festival acontece no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte, com a presença de professores renomados como o canadense Alain Trudel (maestro e trombonista); o italiano Luca Benucci (trompa); a austríaca Eva Lind (canto); e os alemães Enjott Schneider (composição), Sabine Kierdorf (empreendedorismo musical) e Otto Sauter (trompete).

Com o objetivo de capacitar profissionais que se dedicam às práticas interpretativas musicais como solistas ou em conjuntos sociais, o evento irá realizar uma Master-Class de diferentes instrumentos de metal. Os interessados em participar podem se inscrever no Departamento de Artes da Ufam, nos horários de 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Para o chefe do Departamento de Artes da Ufam, professor Doutor Jackson Colares, o festival marca um novo momento de formação musical na universidade, que em breve ganhará duas orquestras, uma sinfônica e uma popular.

“Começamos a avançar para formação no campo das práticas interpretativas. Por 35 anos nosso departamento vem formando arte – educadores para atuarem como professores de música. Neste momento começamos a olhar mais claramente para a necessidade de formar instrumentistas que possam atuar em grupos musicais como orquestras de câmara e sinfônicas, além de bandas de jazz e sinfônicas. Já estamos organizando e nos articulando para fazer um festival de instrumentos de cordas e sopros de madeiras”, declarou Jackson Colares.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir