Dia a dia

UEA inaugura centro para capacitação e desenvolvimento de pesquisa e tecnologia

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento é o primeiro resultado de um projeto de cooperação técnica e científica entre UEA,  Fiocruz e Samsung Electronics - foto: Divulgação

O Centro é resultado de um projeto de cooperação técnica e científica entre UEA, Fiocruz e Samsung Electronics – foto: Divulgação

Com objetivo de contribuir para a capacitação de profissionais da área da saúde e desenvolver pesquisas e tecnologia, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UNA-SUS Amazônia) foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (5). O evento foi realizado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), na avenida Carvalho Leal, nº. 1777, bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

De acordo com o coordenador técnico do UNA-SUS Amazônia, Vinicius de Oliveira, o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2010. E este ano, com a inauguração dessa nova unidade de pesquisa, a UEA fará parte desta ação. O objetivo é levar cursos de capacitação e qualificação para todas as pessoas interessadas na área da saúde.

“O principal impacto é beneficiar o povo ribeirinho, assim como comunidades indígenas que habitam o interior do Amazonas, pois o centro desenvolverá tecnologias que vão contribuir para a melhor capacitação dos profissionais de saúde, que são responsáveis pela assistência dessas pessoas”, explicou.

Segundo Vinícius, os cursos disponíveis são para todos os brasileiros e que 20% das pessoas que tem acesso são alunos de graduação. Ele ainda destaca que o UNA-SUS Amazônia ainda busca desenvolver pesquisa e tecnologias.

“Uma das principais contribuições é ajudar alunos e profissionais do programa Mais Médicos, que têm dificuldade de acessar a internet no interior, devido aos cursos serem on-line. Então nós buscamos uma forma que os cursos pudessem ser feitos independentemente se a pessoa está ou não com acesso à rede”, explicou o coordenador.

Neste caso, o acesso às informações se dará por meio do uso de aplicativos em smartphones ou tablets, que podem funcionar mesmo sem conexão contínua à web.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento é o primeiro resultado de um projeto de cooperação técnica e científica entre UEA, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Samsung Electronics.

Manoela Moura
Portal EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir