Mundo

Tufão Goni causa destruições e deixa 20 feridos no Japão

O Tufão Goni, que deixou 20 feridos ontem e nesta terça-feira (25), durante sua passagem pelo Sudoeste do Japão, levou ao cancelamento de 300 voos, causou interrupções nos trens de alta velocidade e cortes no fornecimento de energia elétrica.

Às 11h45 (hora local), o tufão estava a aproximadamente 200 quilômetros ao norte de Fukuoka, na Ilha Meridional de Kyushu, movendo-se em direção ao nordeste, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O Goni, 15º tufão de 2015 no Pacífico, com intensidade considerada “forte” em sua passagem pelo Japão, ainda faz com que se mantenha o nível de alerta em grande parte das regiões Sul e Oeste do país devido ao risco de forte chuva, inundações, deslizamentos de terra e ventos de até 180 quilômetros por hora.

A tempestade deixou temporariamente sem luz 470 mil habitações na região de Kyushu, segundo dados da companhia elétrica, tendo as autoridades locais recomendado a retirada de milhares de moradores.

Cerca de 300 voos foram cancelados no Sudoeste, a maioria com partida ou chegada em Kyushu, enquanto grande parte dos trens de alta velocidade (Shinkansen) e das linhas locais que ligam a região a outras áreas do país sofreu atrasos ou interrupções.

Além disso, cerca de 20 pessoas ficaram feridas, segundo a agência de notícias Kyodo.

A JMA prevê que o Goni provoque chuva e vento forte durante o dia de hoje na região de Chugoku, no Oeste, antes de deixar o arquipélago.

Nas Filipinas, o tufão deixou pelo menos 26 mortos.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir