Mundo

Trump diz que líder republicano lhe pediu que ‘baixasse um pouco o tom’

O magnata americano Donald Trump, 69, minimizou, nesta quinta (9), relatos de que o presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, teria demonstrado – num telefonema na quarta (8) – preocupação com o tom adotado por ele ao falar de imigrantes ilegais.

Ele, contudo, admitiu à rede CNN que Priebus sugeriu que ele “baixasse um pouco o tom”.

Segundo Trump, que é pré-candidato republicano à Casa Branca nas eleições de 2016, a conversa teve um tom “de congratulação”, por seu avanço nas pesquisas – pelo relato do magnata, o presidente do comitê teria dito “nunca ter visto nada assim”.

Segundo a média das pesquisas feitas pelo site ‘Real Clear Politics’, Trump tem 6,5% das intenções de voto, contra 16,3 de Jeb Bush, líder das sondagens.

“Ele disse: ‘você sabe, você pode baixar [o tom] um pouco, mas você não pode mudar sua personalidade, e eu entendo isso’. Foi realmente um telefonema bom, de congratulação”, afirmou Trump.

Ao anunciar sua pré-candidatura, Trump disse que os imigrantes procedentes do México “trazem as drogas e o crime e são estupradores” e propôs a construção de um grande muro na fronteira entre os dois países.

As críticas geraram uma reação inflamada de políticos e celebridades mexicanos e americanos, e de defensores dos direitos humanos. O também pré-candidato republicano Jeb Bush, que é casado com uma mexicana, se disse “pessoalmente ofendido”.

O comitê não quis comentar sobre a versão de Trump do telefonema, mas uma fonte próxima à liderança republicana disse à CNN que Priebus foi claro ao falar sobre sua preocupação com o perfil boquirroto do pré-candidato.

“Olhe, eu passei quatro anos tentando fazer uma aproximação com a comunidade hispânica. Como abordamos a imigração ilegal é muito importante” para recuperar politicamente esse eleitorado, disse Priebus, segundo a CNN.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir