Mundo

Tropas sírias retomam mais uma cidade controlada pelo Estado Islâmico

As forças aliadas do regime sírio retomaram neste domingo (3) o controle da cidade de Al-Qaryatain dos militantes do grupo radical Estado Islâmico, informou a mídia estatal.

Com apoio da força aérea russa, os militares cercavam a cidade há dias. Segundo a mídia estatal, eles entraram em Al-Qaryatain de vários pontos.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que monitora o conflito, contudo, afirmou que as forças do governo tomaram mais de metade na cidade e que a batalha continua nas regiões norte e sudeste. Segundo a ONG, mais de 40 ataques aéreas de aviões sírios e russos foram lançados neste domingo sobre al-Qaryatain.

Cercada por montanhas, Al-Qaryatain fica a 100 km oeste da cidade histórica de Palmira, que foi reconquistada pelas forças do governo há uma semana, e no meio do caminho para Damasco, a capital.

O Estado Islâmico controlava Al-Qaryatain desde agosto do ano passado.

A cidade de 40 mil habitantes costumava abrigar uma grande comunidade cristã, além de muçulmanos sunitas e milhares de sírios deslocados dos conflitos na cidade de Homs. Muitos dos cristãos fugiram quando o local ficou sob ataque do Estado Islâmico.

A reconquista da cidade faz parte da estratégia do ditador Bashar al-Assad de reduzir o poder do fogo do grupo radical próximo à região oeste da Síria, densamente povoada.

A televisão estatal síria afirmou que o Exército e seus aliados “restauraram completamente a segurança e a estabilidade de al-Qaryatain depois de matar os últimos grupos restantes de terroristas do Estado Islâmico”.

O Estado Islâmico ainda controla completamente a cidade de Raqqa, capital autodeclarada do califado do grupo, e a maior parte da Província de Deir al-Zor, no oeste do país.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir