Mundo

Três turistas levam chifradas de touros em festival na Espanha

Dois americanos e um britânico ficaram feridos nesta terça-feira (7) após levarem chifradas na primeira corrida de touros do festival de São Firmino em Pamplona, na Espanha.

Nas primeiras horas da manhã, os touros (pesando em média meia tonelada cada) dispararam pelas ruas da cidade correndo atrás dos moradores e turistas dispostos a desafiar seus chifres.

A corrida de cerca de 850 metros durou dois minutos e 23 segundos. Depois da corrida, os touros são mortos em uma arena por toureiros profissionais.

Esse ritual se repetirá em todas as manhãs até 14 de julho, quando se encerra o festival.

Milhares de foliões, incluindo moradores e turistas, lotaram Pamplona na segunda-feira (6) para participar da cerimônia que deu início às festividades, conhecida como ‘Chupinazo’.

Nos últimos anos, vêm aumentando as críticas ao festival devido aos maus-tratos sofridos pelos touros.

Associações de defesa dos animai protestam contra as touradas de São Firmino, denunciando que “são utilizadas descargas elétricas e varas afiadas antes das touradas para atormentar os touros”.

As associações de proteção aos animais querem chamar a atenção “porque dezenas de touros sofrem lesões enquanto os participantes os perseguem, batem e aterrorizam a caminho de sua eventual morte na arena de touros da cidade”.

O festival de São Firmino tem origem em tradições medievais e atrai milhares de turistas a cada ano.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir