Sem categoria

Tremor de terra em Manaus, reflexo de terremoto na fronteira entre Peru e Brasil, assusta moradores

Faculdades do Centro foram evacuadas - foto: divulgação

Faculdades do Centro, shoppings e apartamentos foram evacuadas em várias locais da cidade – foto: divulgação

Um tremor de terra foi sentido em Manaus por volta das 19h desta terça-feira (24). A causa do fenômeno foi um terremoto, que ocorreu há 173 quilômetros da costa Leste do Peru e atingiu 7,5 graus de magnitude, na Escala Ritcher, e teve reflexo em Manaus, deixando rastro de pânico em faculdades, shoppings e apartamentos.


O Corpo de Bombeiros confirmou inúmeros pedidos de chamados decorrentes do tremor de terra. Locais como Millenium Shopping, faculdade Martha Falcão, Centro Universitário do Norte (Uninorte) e apartamentos do bairro Parque Dez, foram evacuados por conta do fenômeno.

A moradora de um edifício do bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul, Mahira Maia, disse ter sentido do último andar, onde mora, os tremores duas vezes.  De acordo com a mulher, noa segundo tremor, pegou o filho pequeno, o cachorro e desceu doze andares de escadas com medo do pior.

“Eu estava no quarto preparando minha filha para dormir quando minha irmã chegou desesperada dizendo que o quarto dela estava balançando. Foram duas vezes. Na segunda vez, foi mais forte e os móveis começaram a tremer. Pegamos minha filha, nossa cadela e descemos 12 andares de escada com medo”, disse.

No bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul, moradores desceram desesperados e gritando “terremoto”. Tremores também sentidos no prédio da Rádio Difusora, no Centro de Manaus.

O Corpo de Bombeiros registrou mais de 30 chamados. A Defesa Civil do município informou que não houve chamados. O epicentro do terremoto foi a 600 quilômetros de profundidade em uma área isolada, próximo a uma cidade peruana que faz fronteira com o Acre. O Serviço Geológico dos EUA (USGS) informou que o tremor ocorreu às 20h45 (hora de Brasília).

Por Joandres Xavier

Matéria atualizada às 20h20

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir