Dia a dia

Trecho de obra na Praça da Matriz será entregue neste mês; via com paralelepípedo é liberada

O trecho de paralelepípedo possui aproximadamente 250 metros de extensão - foto divulgação

O trecho de paralelepípedo possui aproximadamente 250 metros de extensão – foto divulgação

Um dos trechos que compõe a obra de revitalização da Praça da Matriz, no Centro de Manaus, será entregue até o fim deste mês. A nova via com paralelepípedos será liberada para o trânsito leve de veículos, dando maior fluidez ao tráfego da área e beneficiando comerciantes e frequentadores do centro histórico.

O trecho de paralelepípedo possui aproximadamente 250 metros de extensão e segue da área que está com tapumes até o obelisco.  Para a liberação da via, o tapume da área será recuado, deixando somente os trabalhadores das obras de requalificação dentro da praça. O trecho ganhou ainda lombofaixa, como previsto no projeto.

Originalmente prevista no ‘PAC Cidades Históricas’, a praça sofreu atrasos devido à falta de repasse de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Para solucionar o problema, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), conseguiu autorizar o aporte de R$ 5.312.106,70 junto ao Fundo de Desenvolvimento Urbano (FMDU) e assim dar continuidade à obra.

“Com o dinheiro em caixa, a obra ganhou velocidade. Estamos trabalhando agora para liberar a nova via, com os paralelepípedos assentados. Também estamos fazendo o canteiro central, que terá como destaque o nosso relógio municipal. Vamos dar fluidez ao trânsito e liberar mais a área, com o Centro ganhando uma nova cara naquele trecho. Vale ressaltar que o canteiro será especial, com desenho de pedras portuguesas e iluminação cênica, quando estiver concluído”, destacou o coordenador do PAC, Antônio Nelson.

Recurso

O dinheiro do fundo foi necessário em virtude de a prefeitura ter trabalhado há mais de um ano com menos de 10% dos valores prometidos pelo governo federal, o que também se estendeu para outras obras do PAC Cidades Históricas em Manaus, como os projetos das praças Adalberto Vale e Tenreiro Aranha. A Tenreiro Aranha tem previsão inicial de entrega para o final deste mês.

A revitalização da Praça da Matriz é realizada pela prefeitura, com projeto do Implurb, e aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com a obra concluída, a cidade ganhará um bonito e arborizado ‘Largo da Matriz’, onde serão destaques, além do próprio espaço, o relógio municipal e o obelisco, com a abertura de novos passeios públicos, visando retomar a visibilidade dos monumentos ali fincados.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir