Sem categoria

TRE instala oitavo posto de cadastro biométrico

Posto do balneário do Sesc tem a capacidade para cadastrar até 750 eleitores por dia, segundo o TRE-AM - foto: Gerson Freitas

Posto do balneário do Sesc tem a capacidade para cadastrar até 750 eleitores por dia, segundo o TRE-AM – foto: Gerson Freitas

O oitavo posto de recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) em Manaus foi instalado ontem de manhã com a proposta de atender 750 eleitores por dia na capital. A nova unidade se concentra no balneário do Sesc, localizado no conjunto Campos Elísios, Zona Centro-Oeste.

Até ontem, apenas 324 mil eleitores de Manaus haviam feito o recadastramento biométrico. O prazo se encerra em janeiro do próximo ano.

Fruto de uma parceria entre o sistema Fecomércio e o TRE-AM, o novo posto possui 19 guichês, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e a meta do tribunal é alcançar uma média de 10 mil pessoas por mês no local.

Participaram da solenidade a presidente do tribunal, desembargadora Socorro Guedes Moura, o vice-presidente e corregedor, desembargador João Mauro Bessa, a diretora-geral do TRE-AM, Cynthia Edwards Mouta, e o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Messias Andrade, além do presidente em exercício da Fecomércio, José dos Santos da Silva Azevedo.

“Esse é mais um projeto bem elaborado que visa atender aos eleitores dessa região. Será uma ferramenta importantíssima para que o TRE-AM alcance a meta antes do prazo final para o recadastramento”, frisou a desembargadora Socorro Guedes. O tribunal quer cadastrar 100% dos eleitores até janeiro de 2016 e ainda faltam mais de 900 mil para realizarem o processo.

A desembarcadora destacou também que nos próximos dias, mais dois novos postos de recadastramento serão inaugurados em Manaus. Um na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Recife, Zona Centro-Sul, e um no Comando Militar da Amazônia (CMA), no bairro São Jorge, Zona Oeste.

“Os novos postos serão frutos de uma parceria com a prefeitura e com o CMA. O posto da Semed atenderá um público de ao menos 15 mil servidores e o da CMA atenderá a população do São Jorge. Desta maneira, iremos oferecer a população essa comodidade de escolher um local que seja mais próximo de sua residência e onde ela possa ser atendida com mais facilidade”, ressaltou.

Socorro Guedes salientou ainda que esse é um processo obrigatório e que todos devem atender o chamado do TRE-AM para realizarem o recadastramento biométrico. “É necessário que os eleitores entendam que não podem só fazer o agendamento do serviço. Eles devem comparecer ao posto no dia e na hora marcados para finalizar o processo. As implantações dessas unidades são justamente para que o nosso chamado alcance a todos. Esse é o nosso maior compromisso neste momento”, disse.

Sobre as dificuldades enfrentadas por alguns eleitores na hora do agendamento, a desembargadora esclarece que devido à grande procura, o sistema ficou sobrecarregado no início do programa, mas que o processo já está normalizado.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir