Sem categoria

TRE inaugura posto para o cadastramento biométrico em empresa do PIM

Na ocasião da inauguração do posto de atendimento, os funcionários já estao sendo atendidos. Foto: Mairkon Castro

Na ocasião da inauguração do posto de atendimento, os funcionários já estao sendo atendidos. Foto: Mairkon Castro

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou na manhã desta segunda-feira (25) o primeiro posto descentralizado atendimento biométrico na empresa moto Honda da Amazônia, localizada na rua Jutaí, bairro Distrito Industrial, Zona Sul da capital.

A iniciativa foi uma parceria entre os órgãos TRE-AM, Federação de Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) com o objetivo de aperfeiçoar e agilizar o cadastramento biométrico aos industriários do polo da capital.

Atualmente, a indústria conta com mais de 10 mil funcionários diretos e indiretos. A ideia, inicial nesse primeiro momento e atender diariamente 600 industriários, com o intuito de facilitar o acesso dos industriários do PIM para sua regularização junto à Justiça Eleitoral.

O diretor institucional da empresa moto Honda em Manaus, Mario Okubo, considera de grande importância à iniciativa entre os órgãos ligados as industriais e a justiça eleitoral.     “Essa iniciativa é muito importante pois otimiza o atendimento entre os funcionários, prevenindo o deslocamento dos funcionários dos diversos turnos das empresas”, pontuou.

O novo posto de atendimento funcionará inicialmente nas dependências da empresa e contará com 15 guichês. Além da moto Honda da Amazônia, mais sete empresas participarão desse grande projeto de recadastramento no polo industriário de Manaus entre elas: Samsung, Yamaha, LG Eletronics, Lenovo, Jabil, Philco, TPV Envision, que juntas atenderão aproximadamente 40 mil industriários, totalizando oito empresas beneficiadas com o serviço descentralizado do tribunal.

Até junho deste ano, o TRE-AM pretende expandir para 11 o número de postos de atendimento para recadastramento biométrico, ampliando para 10 mil a capacidade de atendimentos diários na capital.

Para a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, parcerias como essas são muito importante no sentido de viabilizar e minimizar os atendimentos a funcionários sem interromper o ritmo de trabalho das indústrias.  “Essa parceria foi extremamente benéfica, pois vem de encontro com a necessidade da justiça eleitoral de dar o melhor atendimento ao cidadão. Esse é o nosso objetivo principal”, afirmou.

A desembargadora disse ainda que foram definidos entre os presidentes da Fieam e Cieam, Antonio Silva e Wilson Périco, respectivamente, as diretrizes do funcionamento do posto especifico do Clube do Trabalhador, que será implantado ate o fim de junho e serão instalados 40 guichês, com capacidade para atender, diariamente, 1, 6 mil pessoas.

Conforme a presidente, já foram realizados mais de 105 mil cadastros biométricos na capital. Os dados biométricos colhidos durante esse processo fazem parte de um projeto que é o registro de identidade Civil (RIC), que virá substituir o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas(CPF), Título de Eleitor, Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Contingente

Na ocasião, a desembargadora confirmou que na tarde desta segunda-feira (25) estará assinando um convênio com o governador José Melo (Pros) com objetivo de disponibilizar servidores e estagiários da secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas) para agilizar o atendimento nos postos descentralizados.

Guedes informou ainda que o governo do Estado esta disponibilizando a Arena da Amazônia, nos próximos dias para também ser um ponto de atendimento, facilitando o deslocamento da população daquela área.

Por Mairkon Castro (especial EM TEMPO Online)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir