Dia a dia

Trânsito na rotatória da Suframa ganha maior fluidez com entrega de novas alças

Agora, os motoristas que trafegam nas avenidas Silves e Rodrigo Otávio e que desejarem fazer retorno não precisaram contornar toda a “bola” - foto: divulgação

Agora, os motoristas que trafegam nas avenidas Silves e Rodrigo Otávio e que desejarem fazer retorno não precisaram contornar toda a “bola” – foto: divulgação

As novas alças viárias na rotatória da Suframa, no Distrito Industrial, projetadas pela prefeitura de Manaus para dar mais trafegabilidade e fluidez ao trânsito, foram liberadas nesta sexta-feira, 17. Agora, os motoristas que trafegam nas avenidas Silves e Rodrigo Otávio e que desejarem fazer retorno não precisaram contornar toda a ‘bola’. A expectativa é reduzir o fluxo de veículos em até 20% no local. Em horário de pico, a rotatória é utilizada por mais de 20 mil carros por hora.

A primeira alça favorece os condutores que desejarem sair dos bairros, Morro da Liberdade, São Lázaro, Betânia e outros da zona Sul, sem a necessidade de contornar pela rotatória. A segunda alça construída na avenida Rodrigo Otávio beneficia os motoristas que vem do Japiim e necessitam retornar.

O tráfego nas novas alças será permitido apenas para veículos de pequeno porte – motocicleta, automóvel utilitário, caminhonete e camioneta. Veículos pesados – ônibus, micro-ônibus e caminhão – não poderão circular nos retornos e terão que contornar a rotatória.

As alças também receberam dois delimitadores de altura – estruturas metálicas com a função de limitar a passagem de veículos com mais de 2,5 metros de altura -, além da instalação de placas de regulamentação, advertência e indicação que ordenam o fluxo de veículos em toda a área.

As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e de acordo com o secretário municipal do órgão, Alexandre de Morais, as novas alças seguem os mesmos moldes das já instaladas no Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado, zona Leste. “Essas pequenas intervenções têm surtido reflexos positivos na fluidez do trânsito. Agora é a vez da rotatória da Suframa ter essas melhorias também”, destacou.

O objetivo principal das intervenções, segundo o presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, (Manaustrans), Eudes Albuquerque, é diminuir o fluxo de veículos na rotatória. “As intervenções melhoram a fluidez nesse trecho porque a quantidade de veículos será distribuída entre as alças. É uma medida que proporciona mais segurança e comodidade para quem trafega nessa área”, observou.

Sinalização

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, (Manaustrans) revitalizou toda a sinalização horizontal e vertical da rotatória e suas aproximações, além das novas alças de retorno implantadas no local.

O serviço executado pela equipe técnica do Manaustrans inclui a implantação de faixas de pedestre, linhas de retenção, seccionadas e contínuas, sinalização das rampas de acesso para pessoas com deficiência, pinturas indicativas de redução de velocidade, parada e retorno.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir