Cultura

Thiago de Mello e o filho Thiago apresentam ‘Amazônia subterrânea’, na capital

 show, que já foi apresentado em Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte - foto: divulgação

show, que já foi apresentado em Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte – foto: divulgação

O poeta da floresta e o filho passarinho: Thiago de Mello (pai) e Thiago Thiago de Mello (filho) encontram-se no palco do Teatro Amazonas, no dia 20 de agosto, para celebrar a música e a poesia. Pela primeira vez  apresentando-se em Manaus, o compositor carioca Thiago Thiago de Mello traz um show inteiramente dedicado às suas raízes amazônicas, intitulado ‘Amazônia subterrânea’. Nele, o artista apresenta um olhar contemporâneo sobre a tradição.

O show, que já foi apresentado em Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, mostra as parcerias feitas com os músicos da nova cena carioca MPB, como Edu Kneipp, Frederico Demarca (Pietá) e Thiago Amud, além de canções feitas em parceria com o seu pai, o poeta Thiago de Mello, que será homenageado e fará participação especial no show, celebrando junto ao público seus 90 anos de vida e poesia. No show também serão lembradas canções do compositor Manduka, filho do poeta, irmão mais velho de Thiago.

O compositor é conhecido por desenvolver uma mistura de Brasil amazônico, MPB e free-jazz, e tem chamando a atenção do público e da crítica, além de ser um dos compositores de destaque na nova cena de MPB do Rio de Janeiro. Já carrega no currículo shows e gravações com a banda Pietá, Luiza Borges, Pedro Sá Moraes, André Muato, Marília Schanuel e Andreia Mota.

Segundo o produtor Tim Wilkins, da WBGO, Thiago Thiago de Mello “combina ricas tradições literárias do Brasil e ritmos de inspiração africana, como samba, forró e pagode, com jazz, rock e música eletrônica”.

O evento começa às 20h e a  entrada custa R$30 e estudante paga meia-entrada. Mais informações no telefone (92)99170-3583.

Família

A família paterna do mais jovem, os Thiago de Mello, são do município de Barreirinha, interior do Amazonas, e tem a música como tradição. O bisavô e seu avô foram compositores bissextos; seu pai, o poeta Thiago de Mello, parceiro de Pixinguinha, Monsueto e Ary Barroso; seu tio, Gaudêncio Thiago de Mello foi três vezes indicado ao Prêmio Grammy. Já o irmão, Manduka, parceiro de Geraldo Vandré, Dominguinhos, Abel Silva, entre outros, um verdadeiro tesouro escondido da MPB.

Nos últimos anos, Thiago Thiago – que é doutor em ciências sociais e um dos roteiristas/apresentadores do Rádio Chama (que vai ao ar toda sexta-feira na Rádio Roquete Pinto, no Rio) – mergulhou fundo na poética e no imaginário da Amazônia, onde ele morou na infância e para onde viaja todos os anos extraindo de lá mitos, sonhos, histórias, lendas, devaneios e sonoridades que o ajudaram a compor dezenas de músicas sobre o tema.

Por equipe EM TEMPO e assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir