Política

TCE vai antecipar inspeção ordinária em Iranduba

O colegiado do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu na manhã desta quarta-feira (20), durante a sessão do pleno, antecipar a inspeção ordinária no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) neste ano.

A decisão é fruto de um pedido da atual prefeita interina de município, Maria Madalena de Jesus, e do controlador geral do município, Lourenço Borghi Junior.

Eles solicitaram, no final do ano passado, uma inspeção extraordinária nas contas da cidade, mas, como as inspeções anuais se avizinham e o exercício de 2015 já foi encerrado, os conselheiros decidiram, por unanimidade, inserir a cidade — alvo de investigação da polícia e do Ministério Público do Estado — no início da 1ª etapa de inspeções, previstas para iniciarem em abril deste ano.

Seguindo o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), que alegou que uma inspeção extraordinária agora causaria gastos desnecessários, uma vez que as inspeções anuais já estão próximas, os conselheiros decidiram priorizar a auditoria no município, assim que as contas de Iranduba, de relatoria do auditor Alípio Reis Firmo Filho, forem entregues ao Tribunal de Contas.

De acordo com o conselheiro-presidente, Ari Moutinho Júnior, a comissão de técnicos da Secretaria de Controle Externo que irá ao município ainda será definida nas próximas semanas.

A data da inspeção também deverá ser divulgada assim que o calendário de inspeções for aprovado pelo colegiado na reunião do Tribunal Pleno. Votaram a favor da inspeção ordinária os conselheiros Érico Desterro, Josué Filho e Yara dos Santos Lins.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir