Esportes

Tasso Alves vai disputar torneio de beach wrestling

Experiente na luta olímpica, Tasso vai experimentar a nova modalidade de wrestling na areia da praia do Gunga- foto: divulgação

Experiente na luta olímpica, Tasso vai experimentar a nova modalidade de wrestling na areia da praia do Gunga- foto: divulgação

O amazonense Tasso Alves, 26, um dos principais nomes da luta olímpica no Estado, usará a experiência adquirida no judô e no jiu-jítsu (onde é faixa preta) para encarar um desafio diferente. Ele participará neste fim de semana do Campeonato Brasileiro de Beach Wrestling, competição que será disputada na praia do Francês, em Marechal Deodoro, nas Alagoas, e os atletas irão duelar nas regras da luta olímpica, mas ao invés do tatame, as disputas de quedas serão na areia. “Meu foco agora é o wrestling”, afirmou Alves.

O foco na nova modalidade já rendeu uma conquista ao amazonense, a medalha de bronze na Copa Brasil Internacional de Wrestling, na categoria até 70 quilos. O terceiro lugar foi obtido este mês, em Contagem, Minas Gerais. Trezentos atletas do Brasil e outros países disputaram o torneio.

Policial militar, Tasso pretende tirar proveito de uma característica própria: o condicionamento físico. “Lutei com o Brandon Ramirez (México) e perdi. Mas fui o melhor brasileiro a lutar com ele (Ramirez foi o campeão do torneio). Assim fui para a repescagem e depois disputei o bronze contra o Lucio Magieri (Argentina). Venci e fechei assim a participação na copa”, relembrou o atleta.

No Brasileiro de Beach Wrestling, Tasso encerra o calendário de competições nacionais deste ano. “Como é na areia, sem o ‘tapete’, a luta exige mais em esforço físico e técnica. É preciso muito fôlego porque a luta dura três minutos. É muito rápida. No Brasileiro estarão muitos nomes de peso no esporte”, afirmou o atleta, que em 2016 pretende disputar o mundial da modalidade em Roma, na Itália. Antes, precisará obter índice em Maceió para conquistar a vaga.

Nova categoria

Tasso Alves tem bagagem nas competições de lutas. Ele conquistou o título do Brasileiro de Luta Olímpica de 2014, também na categoria até 70 quilos. Com o fim dessa categoria no wrestling, o atleta foi obrigado a perder peso para lutar na 65 kg. “Será a primeira vez que participo de uma competição de beach wrestling. A modalidade ainda está sendo difundida no Brasil e tem tudo para ganhar popularidade, inclusive em Manaus”, observou o atleta.

Mesmo em uma categoria abaixo da que começou a disputar o wrestling, Alves pretende subir para 80 quilos, por maior visibilidade. “Estou respirando o ar da luta olímpica em nível internacional”, disse, decidido a manter as disputas esportivas na nova modalidade. “Tenho dois sonhos: ir para as Olimpíadas na luta olímpica ou para o UFC. Vou tentar chegar lá”, declarou o amazonense.

Títulos

Tasso é um colecionador de títulos. Nos tatames os principais títulos dele são: Campeão dos Jogos Acadêmicos de policias e bombeiros do Brasil, bronze no Campeonato Brasileiro de judô 2010, além de Campeão dos Jogos Ibero–Americano de Policias 2010.

Medalha de prata pela seleção brasileira no Sul-Americano de Judô, na Argentina, e campeão 2 anos depois no Sul-Americano da Colômbia e tetra Campeão Amazonense de Jogos Universitários. Bicampeão amazonense Open de Judô e hexa campeão da Copa Samel de judô.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir