Sem categoria

Susam registra 135 atendimentos a vítimas de acidente de trânsito durante o carnaval

Foram 63 vítimas de acidente com motocicleta, 57 de automóvel e 15 atropelamentos - foto: divulgação

Foram 63 vítimas de acidente com motocicleta, 57 de automóvel e 15 atropelamentos – foto: divulgação

Durante o período de Carnaval 135 atendimentos a vítimas de acidente de trânsito foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) de sexta-feira (5) até às 7h deste domingo (7).  Foram 63 vítimas de acidente com motocicleta, 57 de automóvel e 15 atropelamentos. As unidades registraram, ainda, 49 ocorrências por agressão, 29 ferimentos por arma branca e 13 por arma de fogo.

Os dados são das unidades que compõem a rede de urgência e emergência da Susam, formada por nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e sete prontos-socorros, específicos para esses tipos de ocorrência. Não incluem os outros agravos que também são atendidos.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, os números estão dentro da expectativa e os plantões estão sendo considerado tranquilos.

A rede de urgência e emergência da Susam está adotando, neste período de Carnaval, o mesmo modelo de plano de contingência que foi utilizado durante a Copa do Mundo de 2014. Isto significa que estão em alerta e preparadas para dar respostas rápidas, se houver situações que exijam a ampliação da capacidade de atendimento.

O secretário-adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner Souza, explica que o plano de contingenciamento trabalha com a lógica de manter, nas equipes destas unidades, pessoas-chave, previamente definidas e capacitadas, para acionar o processo de mobilização de profissionais e adotar procedimentos, a fim de responder a situações como um grande acidente, como múltiplas vítimas.

“Estamos organizados desta forma para o período carnavalesco. Mas é importante destacar que, nos últimos anos, não tem havido aumento muito significativo de atendimentos na rede de urgência e emergência de Manaus, durante o Carnaval, em relação aos demais feriados e fins de semana. Isso pode ser atribuído à grande mobilização que ocorre, por parte dos órgãos ligados às áreas de segurança e trânsito, que também intensificam as ações de fiscalização e orientação”, avalia Souza.

Sambódromo

No posto de atendimento da Susam no Centro de Convenções Sambódromo foram contabilizados 38 atendimentos entre a sexta-feira e o sábado. O principal motivo foi o excesso de bebida alcoólica e crises de cefaléia (dor de cabeça).

Nesta segunda-feira (08), o posto de atendimento da Susam no Sambódromo começará a funcionar às 9h, para dar apoio ao trabalho de apuração do resultado dos desfiles das escolas. O posto de atendimento estará funcionando durante o Carnaboi, no dia 08, a partir das 19h.

Segundo o coordenador das atividades no Centro de Convenções, Paulo Viana, o posto da Susam está funcionando no Bloco A do Sambódromo, para atendimento de primeiros-socorros. “Também estamos disponibilizando uma ambulância, para reforçar a frota de remoção junto com o SAMU e o Corpo de Bombeiros, no local”, detalhou o coordenador.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir