Dia a dia

Susam leva ação especial de atendimento à Ponta Negra, neste sábado

Abrindo as atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a  Aids – celebrado em 1º de dezembro -, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), em parceria com instituições governamentais e não-governamentais, promove neste sábado (28), uma ação especial de atendimentos no Complexo da Ponta Negra, Zona Oeste da cidade.

Batizada de ‘Vila Social’, a programação, de 17h às 22h, nas imediações do Anfiteatro, incluirá shows musicais, aconselhamento e realização de testes rápidos para detecção do HIV, oferta de serviços como expedição de documentos (RG, CPF, CTPS), corte de cabelo, manicure e maquiagem, pintura artística, exposição de banners e distribuição de material informativo. Um caminhão baú também estará posicionado na área, para arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão posteriormente doados a pessoas com HIV, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que a atividade está sendo organizada pela coordenação estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Segundo ele, a parceria institucional formada para a realização do evento inclui a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc e Semed), Fundação Alfredo da Matta, SESI  e várias associações da sociedade civil, ligadas à causa da doença, incluindo a Pastoral da Aids, a Rede de Jovens Vivendo com HIV/Aids, Fórum LGBT, entre outras.

“Logo após esta atividade do fim de semana, já na segunda-feira (30), o governo do Estado fará a abertura oficial da programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, quando estaremos anunciando medidas importantes, que passarão a integrar os esforços para o enfrentamento da doença no Amazonas”, afirmou Pedro Elias. O secretário antecipou que a campanha deste ano dará ênfase à importância da busca pelo teste que detecta o HIV, o que permite que as pessoas com o vírus iniciem precocemente o tratamento, evitando complicações da doença. “Com o slogan #BoraTestar, a campanha quer atingir sobretudo os jovens, segmento onde tem crescido os casos de infecção pelo vírus”, disse o secretário.

A coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, infectologista Silvana Lima, explica que a estrutura montada para o evento deste sábado vai incluir tendas fechadas, com divisórias, para realização de aconselhamento e testagem para HIV. “Vamos utilizar o teste de fluido oral, que é feito a partir de material coletado da gengiva. Os casos positivos para HIV serão orientados e encaminhados aos serviços de saúde especializados da rede, para exames complementares e, conforme o caso, início imediato do tratamento”, explica a médica.

A Vila Social terá, ainda, uma área de tenda aberta, com 10 cabines para montagem dos estandes de serviços, que serão oferecidos gratuitamente. “Além dos vários serviços ofertados, queremos chamar atenção para a importância da solidariedade das pessoas que quiserem e puderem contribuir com a doação de alimentos não perecíveis. O que for arrecadado será entregue às instituições não governamentais que atuam no atendimento de pessoas vivendo com HIV e que necessitam de apoio econômico e social”, disse a coordenadora. A entrega dos alimentos poderá ser feita durante todo o evento, num caminhão baú posicionado nas imediações da Vila Social.

Atrações culturais também foram organizadas para movimentar o evento e estarão se apresentando no Anfiteatro da Ponta Negra. O cantor Eduardo Dornellas e o DJ Felix Moraes, entre outras atrações já estão confirmados. A cerimônia de abertura, às 17h, terá a participação da Fanfarra Hino Nacional, da Seduc.

Com informações da assessoria de comunicação

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir