Dia a dia

Superlua é elogiada nas redes sociais; fenômeno é resultado da proximidade do satélite com a Terra

superlua-diegojanata

Os manauaras ficaram deslumbrados com o fenômeno e ‘bombaram’ as redes sociais com fotos e elogios à superlua -foto: Diego Janatã

Na noite deste domingo (16) está sendo possível observar no céu um fenômeno conhecido como ‘superlua’, resultado da proximidade do satélite com o planeta Terra.

O fenômeno é explicado pelo fato da órbita da Lua ser elíptica. Por isso, a distância até nosso satélite natural varia, e a menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 quilômetros da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 quilômetros.

Segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), a ‘superlua’ pode ser 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia considerada ‘normal’.

Nas redes sociais, as pessoas têm postado fotos e comentários elogiando a beleza do fenômeno.
“Pare o que está fazendo e vá ver a lua!”, intimou a publicitária Rafaella Figueiredo. “Que lua linda!”, exclamou o educador físico, Bruno Lopes.

Estão previstas mais duas aparições da ‘superlua’ este ano nos dias 14 de novembro e 14 de dezembro.

A previsão é que a do dia 14 de novembro seja a maior de todas, já que ela deve ser a lua cheia mais próxima da Terra não só neste ano mas também do século 21 até agora. O cálculo dos especialistas é que ela só voltará a ficar tão perto da Terra no dia 25 de novembro de 2034.

Portal EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir