Sem categoria

SSP-AM mobiliza 3 mil pessoas para operação de segurança do Carnaval 2016

Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) da SSP-AM - foto: divulgação

Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) da SSP-AM – foto: divulgação

Aproximadamente, 3 mil servidores, entre policiais e agentes públicos de órgãos estaduais e municipais serão mobilizados para a operação ‘Carnaval 2016’, que tem o objetivo de garantir a segurança da população em geral e do público nos eventos carnavalescos. O plano Tático Integrado de Segurança (PTI) das atividades foram divulgados nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) da SSP-AM. O maior efetivo será empregado nos eventos realizados no Centro de Convenções, Sambódromo, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, como o Desfile das Escolas de Samba.

Um dos diferenciais será a Central de Fiscalização Integrada (CFI), formada por diversos órgãos, é que será feita ação in loco para conferir o cumprimento dos requisitos que visam prover segurança e proteção aos foliões e garantir o bem-estar dos cidadãos em geral.  Todos os representantes dos eventos assinaram termos de responsabilidade se comprometendo a cumprir a legislação e, no caso dos blocos e bandas, o encerramento a meia-noite.

A central reúne representantes de todos os órgãos envolvidos na regularidade dos eventos, como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ouvidoria e Corregedoria da SSP, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), Secretaria de Cultura e outros.

Polícia Militar

A Polícia Militar estará nas ruas fazendo policiamento, nas Bandas e Blocos Carnavalescos, Desfile dos Grupos de Carnaval, Carnaboi e nos locais de movimentação de pessoas como os terminais de ônibus. Serão montados postos de verificação de veículos em todas as áreas de acesso a esses locais. Nas cidades ícones do turismo do Amazonas como Parintins, Itacoatiara, Maués e demais estabelecidas em pontos estratégicos o policiamento seguirá o mesmo padrão estabelecido pelo plano integrado.

Polícia Civil

O serviço nas delegacias especializadas e nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da cidade funcionará normalmente, das 8h00 às 18h00 e as Centrais de Flagrante 24h. Ao todo, 113 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores lotados na capital atuarão nos respectivos plantões, reforçando o atendimento de eventuais demandas durante as festas. Integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) também farão parte do efetivo, bem como servidores dos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML).

Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran- AM) atuará em plantões de 24 horas, fiscalizando principalmente os crimes de trânsito por meio do cumprimento da Lei Seca.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas terá ação principal nas imediações e dentro do Centro de Convenções, o Sambódromo. E estará acompanhando as principais bandas de ruas.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir