Dia a dia

SSP-AM instala Centro Integrado de Comando no Bumbódromo de Parintins

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta terça-feira (23), a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) no quinto andar do Bumbódromo de Parintins. O centro é interligado ao CICC-AM, em Manaus, e irá coordenar as ações de segurança desenvolvidas durante o Festival Folclórico.  No local, representantes dos mais de 30 órgãos, que atuam de forma integrada no município, acompanham o desenvolvimento das ações.

Por meio do CICC, a SSP irá monitorar 22 pontos considerados de interesse para a segurança.  Os veículos de comunicação podem fazer a cobertura no local para mostrar a estrutura.

De acordo com o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Dan Câmara, toda a estrutura montada está permitindo grande integração com os órgãos do município de Manaus. “Um dos grandes diferenciais da operação é essa interação com a estrutura do município, onde todos os órgãos estão participando ativamente de toda a preparação”, disse.

O sistema de monitoramento faz parte das ações que estão sendo realizadas em Parintins para garantir a segurança das 60 mil pessoas esperadas no período do 50º Festival Folclórico. “Além de todo nosso policiamento convencional, as câmeras irão auxiliar na identificação de qualquer ocorrência nessas áreas monitoradas”, explicou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes.

Nesta quarta-feira, todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública envolvidos na operação farão a apresentação oficial dos servidores que irão atuar até a próxima segunda-feira em Parintins. A previsão é concluir em 100% a chegada do efetivo na manhã desta quarta.

Ao todo, cerca de 1,3 mil servidores irão atuar na Operação Parintins 2015 nas áreas de policiamento ostensivo, trânsito, polícia judiciária, defesa, socorro, corregedoria e ouvidoria.  Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação segue o modelo de Sistema Integrado de Comando e Controle, e envolve as Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Corregedoria-Geral do Sistema e Ouvidoria.

Policiamento ostensivo

A atuação ostensiva será realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), que terá cerca de 800 policiais militares envolvidos. O policiamento contará com o apoio de 40 viaturas, 4 lanchas, 2 cães farejadores e 1 helicóptero. O patrulhamento realizado pela PM será dividido em seis companhias de policiamento ostensivo: a pé, motorizado, fluvial, aéreo, com cães e monitoramento.

Os policiais militares atuarão diretamente em pontos que são considerados estratégicos, com grande movimentação de pessoas. Destaque para os currais dos bumbás, Praça dos Bois, Praça da Catedral, balneário Cantagalo, Aeroporto, Porto, no entorno e dentro do Bumbódromo.

Fiscalização de trânsito – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), de acordo com o diretor-presidente Leonel Feitosa,  já iniciou uma série de atividades de conscientização e fiscalização durante o 50° Festival Folclórico de Parintins. As atividades terão início a partir do dia 20 de junho, o Detran-AM pretende evitar, principalmente, casos de embriaguez no volante, comuns no período da festa.

Para reduzir o número de acidentes e de mortes no trânsito, no período do Festival de Parintins, ele destacou que serão organizadas diversas atividades, dentre elas a distribuição de material educativo, contendo instruções de como manter o trânsito seguro e evitar acidentes. O trabalho de fiscalização será realizado por meio de blitze fixas e itinerantes, com uso de etilômetro (bafômetro).

Delegacia para atender turistas – A Polícia Civil do Amazonas (PCAM) irá instalar na manhã do dia 25 de junho um Posto da Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista (DECCT) no Porto do município de Parintins, com o objetivo de atender visitantes nacionais e estrangeiros durante o Festival Folclórico.

Ao todo, a PCAM terá 55 servidores na operação, entre delegados, investigadores, escrivães, peritos, motoristas e administrativo. No posto da DECCT, o atendimento será das 8h às 22h, com a oferta de serviços como registro de Boletim de Ocorrência (BO); informações gerais e recuperação de documentos.

Prevenção no festival – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai atuar com cerca de 180 bombeiros militares dentro do Bumbódromo, na prevenção específica do festival, e reforçando a prevenção em toda a cidade, nas áreas do Aeroporto Júlio Belém, balneários e em toda área urbana.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir