Dia a dia

SSP-AM instala Centro Integrado de Comando e 25 câmeras para o Fecani

O centro será interligado ao CICC-AM no Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, e o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), e com a Plataforma de Observação Elevada (POE) instalada no município de Rio Preto da Eva - foto: divulgação

O centro será interligado ao CICC-AM no Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, e o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), e com a Plataforma de Observação Elevada (POE) instalada no município de Rio Preto da Eva – foto: divulgação

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta sexta-feira (4), a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), no Centro de Eventos de Itacoatiara e a sala integrada de operação, para coordenação das ações de segurança que serão realizadas no Festival da Canção (Fecani) a partir desta sexta-feira até a madrugada de segunda.

O centro será interligado ao CICC-AM no Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, e o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), e com a Plataforma de Observação Elevada (POE) instalada no município de Rio Preto da Eva.

Serão monitorados com câmeras 25 pontos de interesse para a segurança, entre eles: balneário do Rio Preto da Eva, o Centro de Eventos, principais vias de acesso de Itacoatiara e locais onde vão acontecer atividades referentes a programação do evento.

De acordo com o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, Dan Câmara, a sala integrada de coordenação é uma nova ferramenta em operações coordenadas pela SSP-AM e vai potencializar a capacidade de atendimento do 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). No local, que irá funcionar 24 horas por dias, atendentes da Polícia Militar, Bombeiros e SSP-AM vão despachar as ocorrências para agilizar o atendimento.

Dan Câmara destacou que todos os centros vão atuar de forma integrada garantindo a segurança desde a saída de Manaus até a chegada em Itacoatiara. “As saídas de Manaus, como Avenida Torquato Tapajós e canais de acesso da barreira serão monitorados garantindo que pessoas que venham da capital e de outros municípios cheguem a Itacoatiara em segurança”.

Ele afirma que a operação será acompanhada por representantes dos órgãos estaduais, municipais e federais. “As operações seguem uma rotina diária para alinhamento de todas as atividades com participação dos três poderes: judiciário, legislativo e executivo, todas as ocorrências são acompanhadas e atualizadas em tempo real, e as situações são repassadas a todos os órgãos simultaneamente”.

Rio Preto da Eva:

No município de Rio Preto da Eva foi montada a estrutura da Plataforma de Observação Elevada (POE) na entrada do Clube Beira Rio. O veículo possui 13 câmeras que estão monitorando os principais pontos de Rio Preto da Eva que é o principal caminho à Itacoatiara, entre eles o balneário, feira, e acompanhamento do fluxo de veículos no local.

Dan Câmara afirma que a estrutura vai auxiliar no acompanhamento do policiamento e fiscalização na estrada, que foram intensificados para a operação. “O município foi contemplado no plano de segurança para receber forte atenção de todos os órgãos envolvidos, considerando que Rio Preto da Eva é a rota principal e ponto de parada das pessoas que vão prestigiar o Fecani”.​

​Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir