Dia a dia

SSP-AM deflagra operação para evitar assaltos em saída de agências bancárias

Os policiais também têm feito trabalho de orientação sobre agir de forma segura nas agências - foto: divulgação assessoria

Os policiais também têm feito trabalho de orientação sobre agir de forma segura nas agências – foto: divulgação assessoria

A operação ‘Saque-Seguro’, que visa prevenir os golpes conhecidos como ‘Saidinha de banco’, que acontecem próximos de agências bancárias e lotéricas, foi deflagrada nesta quinta-feira (15) pela Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações (Seaop).

Aproximadamente 25 policiais civis e militares participaram da ação, atuando nos bairros com maior concentração de agências nas Zonas Sul, Centro-Sul e Oeste de Manaus, aumentando a presença policial e fazendo abordagem a pessoas suspeitas. Os policiais também têm feito trabalho de orientação sobre agir de forma segura nas agências.

Conforme levantamento da SSP-AM, a maior parte dos casos registrados neste ano, ocorreu nas sextas-feiras, período da tarde, com o uso de motocicleta, geralmente com a presença de duas pessoas. As Zonas Centro-Sul e Sul concentram grande parte dos registros.

A operação dará também atenção especial às agencias lotéricas, onde o fluxo aumenta por causa da paralisação nos serviços de muitas agências e devem continuar até dezembro, quando o fluxo de clientes deve aumentar nos bancos por causa dos 13º e das festas de fim de ano.

A partir da próxima segunda-feira, policiais da Delegacia Geral de Polícia Civil, que atuam nos Departamentos de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), além do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), e com apoio das delegacias da área, que irão fortalecer a ação.

“As pessoas devem ter mais atenção, pois crimes como esses não acontecem só nas proximidades das agências. Os assaltantes costumam trabalhar em grupo, e enquanto um observa (o chamado olheiro), outros ficam em outro lugar para efetuar o assalto”, explicou Orlando Amaral, secretário da Seaop.

Ainda de acordo com Amaral, existem algumas importantes dicas para evitar situações perigosas: evitar ir sozinho; se for de carro, estacionar perto do local, evitar sacar grandes quantias de dinheiro, e em caso de qualquer atividade suspeita, entrar em contato imediato com 190 (serviço de emergência da Polícia Militar).

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir