Dia a dia

SMTU pretende criar passe livre para idosos terem acesso pela catraca dos ônibus

A elaboração do projeto está sendo feita em parceria com o Sinetram que emitirá a carteira sem custos aos idosos - foto: Arquivo Em Tempo

A elaboração do projeto está sendo feita em parceria com o Sinetram que emitirá a carteira sem custos aos idosos – foto: Arquivo Em Tempo

A Prefeitura de Manaus estuda criar um passe-livre para os idosos. A intenção é proporcionar a passagem pela catraca, a exemplo do que ocorre com os estudantes e portadores de deficiência. Hoje, os idosos não têm esse direito. O acesso ao ônibus é apenas pelas portas de saída com apresentação da Carteira de Identidade. O projeto de lei municipal ainda está em fase de debates.

O diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, disse que o objetivo da mudança é melhorar o atendimento aos idosos. “Hoje, todos os assentos são preferenciais. Então, a nova carteirinha vem para proporcionar isso aos idosos, o acesso livre ao coletivo. Atualmente, eles ficam restritos na pequena área entre o motorista e o cobrador”, explicou.

A elaboração do projeto está sendo feita em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que emitirá a carteira sem custos aos idosos. Caberá ao Sinetram, após o projeto ser aprovado, estudar maneiras estratégicas para disponibilizar o maior número possível de pontos de emissão do cartão.

“Já fizemos reuniões e tratamos o processo dos locais onde será emitida essa carteirinha, principalmente junto aos parques dos idosos para facilitar o acesso, já que tem em várias áreas da cidade. A carteirinha também vai nos dar uma noção de quantos idosos utilizam o coletivo, já que hoje não temos essa noção. Esse tipo de carteirinha já existe em outras cidades, um exemplo é São Paulo”, destacou Carvalho.

O Projeto de Lei vai para discussão entre os vereadores e em seguida para votação. Carvalho afirma que após a aprovação a implantação das carteirinhas será feita o mais rápido possível.

Por Michelle Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir