Sem categoria

Site oficial da prefeitura de Manaus é invadido por hackers com criticas ao prefeito e ao governador

imagem

Os hackers disponibilizam ainda downloads de vídeos e arquivos com estatísticas de dados do número de violência no Estado – foto: Reprodução – Internet

O site oficial da prefeitura de Manaus (www.manaus.am.gov.br ) sofreu uma invasão de hackers denominados ‘Anonymous Amazonas’ na manhã deste domingo (3). Os arquivos usados durante a ação são uma espécie de documentário que incluem recortes de jornais e vídeos com noticias antigas que fazem criticas diretas ao prefeito Arthur Neto e ao governador José Melo.

Nas publicações, os hackers disponibilizam ainda downloads de vídeos e arquivos com estatísticas de dados do número de violência no Estado, que incluem homicídios, latrocínios, roubos e furto na capital.

É possível também ler uma mensagem dos hackers ‘saudando’ a população, a massa trabalhista e lhe desejando prosperidade em 2016. O texto, no entanto, salienta que tão se pode ser tão hipócrita e acreditar que o no ano será melhor, “se a parte podre do sistema político ainda continua a sufocar a nossa economia com tanta corrupção. Não tem como uma ferida sarar, jamais, apenas pelo desejo, se a inflamação ainda existe nela”.

O texto se refere aos administradores locais, classificados como ‘Inflamação’. “Um deles é o governador do Amazonas, esse boneco fantoche, que coloca o próprio irmão para exercer cargo de confiança, que mesmo com tantas provas de corrupção deve estar nesse momento brindando o Ano Novo com a Nair Blair, em algum lugar”, diz o texto.

Há mensagem dos hackers afirma que tanto o prefeito como o governador enganam o povo “muito bem”.

“Queremos dizer que você engana muito bem o povo. Ou você é trouxa, como muitos todos nós sabemos que realmente deve ser, ou você é simplesmente enganado, que coitadinho! Nós temos os dados reais dos crimes cometidos em cada área da cidade de Manaus. Temos os dados que vocês omitem do povo, que vocês escondem da população. Ainda mais agora, que o número de desemprego de Manaus é o maior dos últimos 15 anos”.

O subsecretário da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno, Eudo Assis Junior, informou que os invasores exploraram a vulnerabilidade de um software utilizado para construir o portal atual. Diante disso,  tiveram acesso ao servidor e mudaram a página.

“Durante o ano de 2016, estaremos substituindo os sistemas e portais com tecnologia ultrapassadas ou vulneráveis. O portal da prefeitura vai ser todo reconstruído usando novas tecnologias que atualmente são mais seguras. Assim que soubemos da invasão o site foi retirado do ar, mas ainda hoje ele estará disponível” afirmou Eudo Assis Junior.

Ainda de acordo com o subsecretário, a invasão ocorreu somente na página principal do Portal da Prefeitura. Os demais portais e sites estão funcionando normalmente.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informou que já estão “restaurando os servidores e tomando os procedimentos de segurança interna necessários”.

A nota ressalta que “o problema será revertido e todo o sistema de segurança reforçado. Assim que estabilizado o funcionamento do portal, a PMM formalizará denúncia junto à Polícia Civil para que os responsáveis pelo ataque sejam identificados e penalizados”.
A reportagem do EM TEMPO Online entrou em contato com a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) que ficou de enviar uma nota, mas até o momento desta publicação não tivemos resposta.

O site foi retirado do ar para manutenção.

Por Mairkon Castro

1 Comment

1 Comment

  1. Rosangela

    3 de janeiro de 2016 at 16:04

    Em um País que governado por lula e dilma, chefões majoritários nesta mãe chamada Brasil, onde somente aqui as portas dos quatro cantos das cidades as quais compõe este, estão abertas ao trafico tanto de drogas como o humano, o que mais pode- se esperar!?. Enquanto há muitos pais de família desempregado, outros sendo heróis com um salario indigno neste mundo capitalista, mas que Ele o povo não tem noção da gravidade que o país passa por conta destes medíocres que estão no poder, só enchendo seus próprios cofres. Aqui os intitulo “César”, pois hoje o gigante pode esta adormecido, mas o amanhã virá, e quem for podre que se quebre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir