Economia

Site falso com inscrições em programa habitacional

Com a promessa de inscrições para o ‘Minha Casa Minha Vida’, do próximo ano, está no ar um site contendo informações e links supostamente do programa do governo federal. O endereço eletrônico e www.minhacasaminhavidainscricao.com e nele não há informações de contato, qualquer autoria assumida pela produção do conteúdo e até mesmo a terminação ‘.com’ não confere com os domínios utilizados pelo governo federal.

Entre os links, na barra com a descrição ‘Saiba como fazer sua inscrição do Minha Casa, Minha Vida, 2016, e as datas de inscrições’, entre as cidades e Estados contemplados aparece o botão para ter acesso a supostas informações sobre Manaus. Indica ainda botão sobre supostas linhas de crédito da Caixa Econômica Federal.

A reportagem do EM TEMPO entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Manaus e todas confirmaram que a publicação não tem qualquer vínculo oficial.

A Caixa afirmou que vai repassar à Polícia Federal a responsabilidade de apurar a natureza do website. As assessorias das três instituições alertaram os usuários a evitar o acesso ao site, que pode conter os chamados ‘trojans’ ou ‘cavalos de Troia’, que são programas que podem entrar em um computador disfarçados como programas legítimos. No entanto, uma vez instalados, eles servem para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal-intencionados possam invadir seu processador.

A assessoria do banco afirmou que a única forma de se inscrever no programa é por meio de planos elaborados pelas prefeituras. A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) explicou que a prefeitura já aderiu ao programa, por meio do conjunto Cidadão Manauara I, localizado no Santa Etelvina, Zona Norte. O Cidadão Manauara terá 784 unidades habitacionais em torres de apartamentos. No entanto, as inscrições estão suspensas. Até o momento mais de 100 mil pessoas já se inscreveram e não há espaço para mais adesões.

Por Fred Santana

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir