Sem categoria

Site da Sefaz sai do ar após invasão de hackers

Os técnicos estão trabalhando para restaurar os serviços e identificar a origem dos ataques - foto: reprodução

Os técnicos estão trabalhando para restaurar os serviços e identificar a origem dos ataques – foto: reprodução

O site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado Amazonas (Sefaz-AM), www.sefaz.am.gov.br, saiu do ar na manhã deste domingo (27) após ser invadido por hackers. Durante o ataque cibernético, imagens de notas de R$100 falsas, estampando o rosto do governador José Melo, (PROS), eram expostas na tela.

Após o ataque ser detectado, o acesso ao site foi suspenso pelo Departamento de Tecnologia da Informação do órgão. Os técnicos estão trabalhando para restaurar os serviços e identificar a origem dos ataques.

De acordo com secretário de Fazenda, Afonso Lobo, o ataque não significa vulnerabilidade dos sistemas da Sefaz, pois, segundo ele, a invasão ocorreu somente na parte da apresentação das notícias. O banco de dados não foi invadido e permanece absolutamente seguro.

“A luta pela segurança cibernética é muito próxima daquela que travamos contra a sonegação. É constante e não para nunca. Neste exato instante há pessoas buscando mecanismos de sonegação, quanto há tentativas de outros ataques. Em alguns momentos é necessário ter paciência para rastrear e conhecer os mecanismos utilizados. Esse cuidado não para”, disse Afonso Lobo.

O site da Sefaz é o segundo em volume de procura pelos internautas com mais de nove milhões de acesso ao ano. No Amazonas, só fica atrás do site do governo do Estado. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deverá investigar o caso.

Por Mara Magalhães

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir