Holofotes

Sertanejos reagem nas redes sociais à crítica de Zeca Camargo

A crônica de Zeca Camargo sobre a morte de Cristiano Araújo, que irritou fãs do cantor neste domingo (28), provocou reações também de outros músicos do sertanejo.

Nomes famosos do gênero usaram as rede sociais nesta segunda-feira (29) para protestar contra o texto do apresentador, que comparou a comoção pela morte de Cristiano à moda dos livros de colorir para adultos, “acusados de destacar a pobreza da alma cultural brasileira”.

O texto foi exibido no ‘Jornal das Dez’ (Globo News). Nele, Camargo argumenta que o abalo nacional gerado pela trágica morte do músico está ligado ao desejo “por uma catarse, um evento maior, que nos une pela emoção”, e questiona: “Como fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida?”

Em seu perfil oficial no Instagram, a dupla Henrique e Juliano publicou uma imagem de um vaso sanitário com o nome do apresentador. “Zeca Camargo, tive o desprazer de ouvir suas palavras na televisão e é claro que fiquei espantado com o tamanho do teu despreparo e incompetência. O senhor estava sob efeito de alguma droga?”, escreveram, na legenda da postagem.

Rodolffo, da dupla Israel e Rodolffo, definiu a crônica como a expressão de um “jornalismo preguiçoso, baseado em achismos e com um tom sarcástico de muito mal gosto, para não dizer maldoso”, feito por um “pseudo-intelectual que conhece o mundo, mas não tira um tempo para pesquisar sobre a complexidade da cultura do seu país e respeitar as diferenças musicais”.

Bruno Belutti, da dupla Marcos e Belutti, afirmou que a classe artística do gênero se sentiu “ofendida” pela crônica. “Nós sabemos muito bem o que fazemos, o quanto lutamos, o que defendemos e o quanto as pessoas nos seguem por esse Brasilzão. A única coisa que peço é respeito.”

As duplas Munhoz e Mariano, Zé Vitor e Ryan e Conrado e Aleksandro também se manifestaram sobre o assunto na web. A maioria dos sertanejos que protestaram contra o texto publicaram fotos com as mãos nos ouvidos.

Por causa da reação negativa à crítica na internet, o nome do apresentador chegou aos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil.

Em participação do ‘Vídeo Show’ (Globo) desta segunda, Camargo se retratou pelas declarações e disse que foi mal interpretado.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir