Economia

Serasa experian registra queda de 3,4% em maio na procura por crédito

A procura das empresas por crédito em maio teve queda de 3,4% na comparação com abril, de acordo com Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.

Com relação a maio do ano passado, a variação chegou a -6,5%. No acumulado do ano, comparado ao mesmo período de 2014, a demanda das empresas por crédito aumentou 4,1%.

Para os economistas da Serasa Experian, a retração da procura por crédito em maio, assim como já havia ocorrido em abril, indica que a atividade produtiva empresarial está em declínio no segundo trimestre do ano, agravando o atual quadro recessivo da economia brasileira. “Juros altos e baixo grau de confiança empresarial fazem parte da lista de fatores que explicam este fraco desempenho”.

A maior queda na demanda das empresas por crédito em maio ocorreu com as micro e pequenas empresas, que tiveram recuo de 3,5%. Nas médias empresas, a redução atingiu 2,8% e nas grandes 1,5%. No acumulado do ano, a elevação da busca por crédito alcançou 5,5% nas micro e pequenas empresas. Nas médias, o recuo foi de 15,8% e nas nas grandes de 9,7%.

Em maio, o maior registro de queda ocorreu no setor de serviços, com variação de -4,4% na comparação com abril. No comercial, o recuo em maio chegou a 3,1% e no industrial a 0,7%. Em relação aos primeiros cinco meses de 2014, o de serviços apresentou a maior elevação na demanda por crédito, com 5,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. No setor comercial, a alta foi de 5,3%. Na indústria, ocorreu queda de 5,5%.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir