Dia a dia

Semsa capacita profissionais para ampliar oferta do teste do pezinho em Manaus

Quarenta profissionais que atuam na Zona Oeste de Manaus participaram de uma capacitação em triagem neonatal (teste do pezinho) oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta terça-feira (7), no auditório do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), bairro da Paz, Zona Centro-Oeste.

O trabalho faz parte do processo de ampliação da oferta do Teste do Pezinho nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que tem como meta passar das atuais 46 UBSs para o total de 67unidades capacitadas a oferecer o serviço à população até o final deste ano.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, ressaltou que o trabalho de capacitação de profissionais para a ampliação do número de UBSs na oferta do teste do pezinho já alcançou os servidores nos Distritos de Saúde Norte e Leste. “A Semsa pretende capacitar 235 profissionais de saúde de todos os distritos de Manaus, permitindo que a população tenha um acesso mais fácil ao exame”, destacou Homero de Miranda Leão.

O público-alvo da capacitação são enfermeiros e técnicos de enfermagem das UBSs. O trabalho é dividido em duas etapas com aulas teóricas e atividades práticas nas maternidades, tendo a participação de profissionais da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) durante a capacitação.

O teste do pezinho pode detectar de forma precoce doenças metabólicas, congênitas e infecciosas, transmitidas hereditariamente, como a anemia falciforme e hipotireoidismo congênito. O exame precisa ser realizado 48 horas após o nascimento, mas ainda na primeira semana de vida do bebê.

“Algumas vezes a mãe é liberada da maternidade ainda dentro de 48 horas depois do parto e nesses casos é importante que tenha acesso livre para realizar o exame em uma UBS localizada mais próxima de sua residência”, explicou a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir