Cultura

Semana Nacional dos Museus vai oferecer programação variada em Manaus

Programação da SEC inclui nove museus de Manaus, enquanto a Manauscult vai oferecer visitas guiadas ao Paço da Liberdade, no Centro da cidade – foto: Ingrid Anne/Manauscult

Programação da SEC inclui nove museus de Manaus, enquanto a Manauscult vai oferecer visitas guiadas ao Paço da Liberdade, no Centro da cidade – foto: Ingrid Anne/Manauscult

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus prepararam uma programação especial na capital, para a 13ª edição da Semana Nacional de Museus, que este ano será realizada entre 18 a 24 de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18).

Entidades culturais participantes de todo o país apresentam uma programação especial para o público, tais como exibição de filmes, exposições, palestras, ações educativas, espetáculos, visitas guiadas entre outras, que irão abordar o tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’, com o objetivo de levar a comunidade à reflexão.

A programação da SEC, que participa pela quinta vez consecutiva no evento, inclui nove museus de Manaus: Casa Eduardo Ribeiro, da Imagem e do Som, de Arqueologia, de Numismática Bernardo Ramos, do Homem do Norte, do Seringal Vila Paraíso, Tiradentes e, ainda, o Teatro Amazonas e a Pinacoteca do Estado.

Já a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) vai disponibilizar visitas guiadas ao Paço da Liberdade (Rua Gabriel Salgado, s/n°, Centro Histórico) para escolas públicas e particulares.

Com duração de aproximadamente 40 minutos, os visitantes percorrem o Paço acompanhados por um guia, que repassa informações históricas do lugar e das exposições.  Há vários horários para visita, de 9h às 17h, com a última entrada às 16h30.

Sociedade sustentável

O tema desta edição vem enfatizar a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre no planeta e reforçar a necessidade de alinhar o nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.

A Semana de Museus é a maior ação em âmbito mundial que comemora o Dia Internacional dos Museus, sendo também uma das responsáveis pelo aumento da visibilidade e da visitação nas instituições participantes.

No Brasil, é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano conta com 1.378 instituições culturais realizando mais de 4.570 atividades culturais.

A programação dos museus de Manaus e em outras capitais pode ser conferida pelo site  www.museus.gov.br

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir