Sem categoria

Semana dos museus ganha programação especial em Manaus

Programação especial inclui atividades como o lançamento de novas exposições nos museus da cidade – foto: divulgação

Programação especial inclui atividades como o lançamento de novas exposições nos museus da cidade – foto: divulgação

 

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, a partir desta segunda-feira (16), a Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus, promove uma programação especial na Semana Nacional de Museus. O evento, que este ano chega a sua 14ª edição, com o tema ‘Paisagens culturais’, segue até domingo (22).

Coordenados pelo Departamento de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, o Museu do Homem do Norte (Centro Cultural Povos da Amazônia, Praça Pereira da Silva), Museu Casa Eduardo Ribeiro (rua José Clemente, 322, Centro), Museu do Teatro Amazonas (largo São Sebastião, Centro), Museu do Seringal Vila Paraíso (igarapé São João – afluente do igarapé do Tarumã Mirim, zona rural) e Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro) entram na Semana de Museus com programação gratuita formada por apresentações acadêmicas e culturais, como exibição de filmes e documentários, espetáculos teatrais e de música, além de lançamento de livro e novas exposições.

Entre os destaques da Semana Nacional do Museu, o Palacete Provincial inaugura na terça-feira (17), às 9h, a nova exposição ‘Paisagens culturais: Manaus histórica’, no Museu de Numismática Bernardo Ramos, e na quarta-feira (18), às 13h, a exposição ‘Restaurar’, no andar térreo do Palacete, que irá exibir o trabalho de restauro dos falsos Gobelins do Teatro Amazonas, do artista italiano Domenico de Angelis, do ano de 1897. As peças do Teatro Amazonas, por serem confeccionadas na técnica da pintura, não em tear com lã ou seda, foram então chamados de Falsos Gobelins.

Também no dia 18, o Museu Casa Eduardo Ribeiro vai expor desenhos sobre a Semana Nacional de Museu, uma criação dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, a partir das 9h. E às 10h acontece uma apresentação musical da Camerata de Violões do liceu.

 

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir