Dia a dia

Semana do Meio Ambiente terá corridas e caminhadas ecológicas em Manaus

O destaque da programação é que o trajeto das corridas será feito nas trilhas existentes nas unidades – Arlesson Sicsú / Semmas

Aliar a prática de exercícios ao convívio harmônico com a natureza é a proposta da 1ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus, que acontecerá no dia 4 de junho, às 7h, no Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, zona Centro-Sul, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente 2017, da Prefeitura de Manaus. A corrida dá largada a um circuito de provas que serão realizadas em parques e unidades de conservação municipais, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) com a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea), responsável pela organização dos eventos.

O destaque da programação é que o trajeto das corridas será feito nas trilhas existentes nas unidades e terá o acompanhamento profissional da Aclea. No Mindu, o percurso totalizará 3 km, passando por 12 das 13 trilhas naturais do parque.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, explica que a intenção é cada vez mais incentivar a população a conhecer e valorizar as áreas protegidas da cidade. “O Parque Municipal do Mindu é detentor de importantes ecossistemas em plena área urbana de Manaus e, com a natureza viva tão próxima das pessoas, a idéia de realizar um circuito é bem-vinda e dá a oportunidade de cada vez mais gente visitar e apreciar as nossas unidades de conservação municipais”, afirmou Antonio Nelson. Além do Mindu, o circuito acontecerá também em outros parques urbanos e unidades de conservação.

A intenção é chamar a atenção também para a importância da prática de exercícios, incentivada pelo prefeito Arthur Virgilio Neto, que nos últimos quatro anos entregou 37 academias ao ar livre à população da cidade, com o apoio da Semjel. De acordo com o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Mário Barros, essa é uma grande parceria entre a Semjel e a Semmas, que envolve o meio ambiente e o esporte como fator propulsor de qualidade de vida para a população de Manaus. “Faremos parte dessa grande festa e apoiamos mais eventos como esses”.

 O Parque Municipal do Mindu já se tornou referência para a prática de caminhadas e atividades físicas

O presidente da Aclea, Eduardo Monteiro de Paula, explica que a realização do circuito era um projeto antigo e que agora se torna possível de realizar. “O circuito vai proporcionar aos corredores o contato com a natureza viva, presente nas unidades municipais, com suas belezas naturais em plena área urbana de Manaus, além do suspense proporcionado pelas subidas e descidas das trilhas em ambiente de floresta”, afirmou.

O Parque Municipal do Mindu já se tornou referência para a prática de caminhadas e atividades físicas. A unidade conta com academia ao ar livre e, nos finais de semana, oferece aulas gratuitas de yoga, além de diversas outras atividades realizadas no local. A largada da corrida será no estacionamento do parque, com parte do trajeto em pista pavimentada e o restante em solo natural, exigindo diferentes graus de esforço dos participantes. O percurso incluirá as trilhas Margaret Mee, Praça da Samaumeira, Trilha da Vida (partes calçada e de chão), Trilha da Cachoeira, Praça da Paz, passando pela volta do Cipó do Nó, Trilha do Sauim, Trilha do Baixio, Trilha da Bananeira, chegando ao ponto de partida. As trilhas serão identificadas com sinalizadores.

Inscrições

As inscrições estarão abertas a partir desta quinta-feira, 18, e poderão ser feitas por meio do site www.ticketagora.com.br até o dia 30/5 ou até atingir o limite de vagas. Os inscritos terão direito a kits formados pela camisa do evento, “sacolicha”, medalha e brindes.

Com informações

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir