Sem categoria

Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down é aberta em Manaus

Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Manaus (Apae) e Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam) estiveram presentes na abertura da semana - foto: Ione Moreno

Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Manaus (Apae) e Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam) estiveram presentes na abertura da semana – foto: Ione Moreno

Com objetivo de conscientizar a população amazonense sobre os cuidados necessários que os portadores de síndrome de down precisam, no final da tarde deste domingo (20), ocorreu a abertura da 2ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down. O evento organizado pela Prefeitura de Manaus foi realizado no Parque Cidade da Criança, bairro Aleixo, localizado na zona Centro-Sul e contou com a presença de representantes de instituições como Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Manaus (Apae) e Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam).

Entre os presentes ao evento estava o casal André Luiz, 36, e Roseane Bechara, 31, pais adotivos de Isadora Bechara, 3, portadora de síndrome de down. Animado com a iniciativa, André acredita que ações semelhantes são fundamentais para diminuir o preconceito com as pessoas portadoras da síndrome.

“É importante mostrar para a sociedade que quem tem síndrome de down precisa de mais atenção, principalmente da população. É muito difícil encontrar escolas que desenvolvam um trabalho com as crianças portadoras de down. As particulares cobram muito caro pelo serviço diferenciado”, disse o pai que também revelou que a filha já foi alvo de preconceito em um centro de ensino da cidade.

“A colocamos em uma escola, mas percebemos que os profissionais, principalmente a professora, não estavam preparados para atende-la. Ela sofreu preconceito. Se sentia excluída. Preferimos tira-la. Há muito preconceito. Percebi que a professora não gostou quando entramos pela primeira vez na sala de aula. Ela fez uma cara de insatisfeita. Minha filha é uma criança normal”, ressaltou.

Ao longo da semana, acontecerão outros eventos para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado amanhã (21). Nesta segunda-feira, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realiza, a partir das 9h, uma audiência pública para discutir políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. À tarde, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizará uma sessão solene com apresentações artístico-culturais. Servidores da Prefeitura de Manaus e representantes de instituições realizarão um grande ‘bandeiraço’ e panfletagem na avenida Djalma Batista.

Por Thiago Fernando

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir